A AUDITORIA E O CONTROLE INTERNO COMO FERRAMENTAS PARA UMA GESTÃO EFICAZ

Autores

  • Erivânia de Jesus Santos Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes
  • Ramon Carvalho Lima Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes
  • Diego Silva Souza Professor na Universidade Tiradentes
  • Cristina Ribeiro de Lisboa Sucupira Professora Universitária na Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Auditoria. Controle interno. Gestão empresarial. Segregações de funções.

Resumo

O presente artigo versa sobre como a globalização e a economia mundial tem despertado incertezas no mundo empresarial, aumentando a necessidade de práticas de gestões eficazes para melhor atender as carências da empresa, onde propõe de forma sucinta e precisa os procedimentos indispensáveis para que se tenha uma boa gestão empresarial e que a mesma alcance suas metas. Assim, com base em uma revisão bibliográfica, tem-se uma discussão voltada para esclarecer sobre a importância da auditoria para as empresas, enfatizando o que é o controle interno, sua importância e responsabilidades e, além disso, apontando quais os posicionamentos de doutrinadores e estudiosos de ciências contábeis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Silva Souza, Professor na Universidade Tiradentes

Doutorando em Ciências e Engenharia de Materiais pelo P2CEM UFS, Mestre em Ciências Ambientais pelo PROF-CIAMB UFS (2018), Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes (2017), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes (2009), possuo Especialização latu sensu em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário (2011). Atualmente sou Professor da Universidade Tiradentes lotado na Coordenação de Ciências Contábeis EAD, membro do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Ciências Contábeis (presencial e EAD) e Administração (EAD). Possuo experiência também em gerenciamento financeiro e contábil, com ênfase em gestão de custos, na construção civil como projetista e orçamentista; na educação como professor do ensino profissionalizante de nível médio, e como docente do ensino superior, atuando inclusive como tutor do CESAD-UFS. Educador Certificado pelo Google for Education nos níveis 1 e 2.

Cristina Ribeiro de Lisboa Sucupira, Professora Universitária na Universidade Tiradentes

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes (1998). Eperiência na área de Contabilidade, Fiscal e Trabalhista, Auditoria e Perícia Contábil. Coordenadora Técnica na empresa Barros Filhos Contabilidade Ltda há 16 anos, atuando como coordenadora dos setores fiscal e contábil e pessoal há 12 anos. Desempenha atividades na empresa com domínio na área fiscal e contábil na elaboração de balanços, balancetes mensais, acompanhamento de lançamentos e rotinas contábeis, apuração de impostos em empresas tributadas pelo Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional, elaboração das obrigações fiscais e acessórias no âmbito federal: IRPF / DCTF / DEFIS / DIPJ / DIRF / SPED/ECF, compensação de impostos através de PERD/COMP. Prática na integração contábil em todos os módulos ( Escrita Fiscal, contabilidade, Folha de pagamento, ativo imobilizado, atua como contadora em Conselhos de Fiscalização (OAB/Seccional Sergipe, CRECI/SE, CRESS e CRQ) há 16 anos. Conselheira do CRC/SE na gestão 2016-2020 e participa como integrante da câmara de desenvolvimento profissional. Professora Universitária na Universidade Tiradentes desde janeiro de 2014 no curso de Ciências Contábeis presencial e EAD - ensino a distância nas disciplinas de Prática de Contabilidade I, II e III, Auditoria e Perícia Contábil, Contabilidade púbica, Análise das Demonstrações Financeiras e Estágio e orientação de TCC.

Downloads

Publicado

2019-10-09

Como Citar

Santos, E. de J., Lima, R. C., Souza, D. S., & Sucupira, C. R. de L. (2019). A AUDITORIA E O CONTROLE INTERNO COMO FERRAMENTAS PARA UMA GESTÃO EFICAZ. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 5(3), 79. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/7484

Edição

Seção

Artigos