DISCUSSÕES INTERDISCIPLINARES SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E TRANSGERACIONALIDADE

Autores

Palavras-chave:

Educação em gênero, Família, Transgeracionalidade, Violência doméstica.

Resumo

O presente trabalho versa sobre a transgeracionalidade da violência doméstica com o objetivo de analisar suas repercussões por meio de discussões jurídicas, psicológicas e educacionais. Quanto à metodologia adotada, empregou-se na pesquisa fontes documentais e, de modo prioritário, bibliográficas. A primeira tornou-se essencial para contextualizar a temática, destacando o tratamento que é dado na Constituição Federal de 1988 acerca da família, e algumas legislações relativas a coibir a violência no âmbito intrafamiliar, como a Lei da Palmada e a Lei Maria da Penha. O segundo método foi importante, sobretudo, quando se buscou identificar estudos de casos e dados na área de psicologia ligados ao tema. Nesse sentido, este artigo comenta sobre cinco artigos obtidos por meio da utilização de três descritores (violência transgeracional, transgeracionalidade e transmissão geracional) na biblioteca digital Scielo, considerando o período de 2008 a 2018. Os resultados da análise evidenciam haver possibilidade da violência sofrida ou presenciada durante os estágios iniciais do desenvolvimento humano ser perpetuada, a partir da reprodução do comportamento de geração a geração. Conclui-se, por fim, ser uma das medidas possíveis para dirimir a transgeracionalidade da violência doméstica, a educação em gênero, especialmente nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monique Andrade Oliveira, Universidade Tiradentes

Graduanda em Direito pela Universidade Tiradentes - UNIT/SE. Integrante do Grupo de Pesquisa Gênero, Família e Violência do Diretório de Pesquisa do CNPq.

Fabiana Fernanda Xavier Rodrigues, Universidade Tiradentes

Graduanda em Direito pela Universidade Tiradentes - UNIT/SE. Integrante do Grupo de Pesquisa Gênero, Família e Violência do Diretório de Pesquisa do CNPq.

Grasielle Borges Vieira de Carvalho, Universidade Tiradentes

Doutora em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo. Mestre em Direito Penal pela PUC/SP. Docente e pesquisadora do Mestrado em Direitos Humanos e do Curso de Direito da Universidade Tiradentes – UNIT/SE. Editora executiva da Revista Interfaces Científicas Humanas e Sociais. Líder do Grupo de Pesquisa Gênero, Família e Violência do Diretório de Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2018-10-17

Como Citar

Oliveira, M. A., Xavier Rodrigues, F. F., & Vieira de Carvalho, G. B. (2018). DISCUSSÕES INTERDISCIPLINARES SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E TRANSGERACIONALIDADE. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 5(1), 29. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/5836

Edição

Seção

Artigos