REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO: ADOLESCÊNCIA, FAMÍLIA E ESCOLHA PROFISSIONAL

Autores

  • Adriano Alves Lopes Unit
  • André Fernando de Oliveira Fermoseli Doutor em Psicobiologia pelo FFCLRP/USP; Docente Centro Universitário Tiradentes – Unit.
  • Elisabete Henrique Silva Macedo Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Centro Universitário de Volta Redonda; Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Escritor Osman da Costa Lins; Coordenadora do Curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL; Psicóloga pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió.
  • Everaldo Alves Figueiredo Graduando do Curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes – UNIT.
  • Karolline Helcias Pacheco Acácio Psicóloga pela Universidade Federal de Alagoas; Especialista em Psicologia Hospitalar pela UNICAP-PE; Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Linha de pesquisa saúde, clínica e práticas psicológicas da Universidade Federal de Alagoas; Professora do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL.

Palavras-chave:

Contexto Familiar. Escolha Profissional. Adolescentes.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a influencia do contexto familiar no processo de escolha profissional dos adolescentes. A princípio, este trabalho apresenta a perspectiva de adolescência à luz da interpretação do desenvolvimento psicossocial – teoria da personalidade desenvolvida por Erick Erikson; seguidamente expõe os possíveis aspectos motivadores que podem determinar a escolha profissional do adolescente e, especificamente, propõe investigar a relação entre a atitude da família e o modo como o adolescente percebe a si mesmo frente ao mundo do trabalho. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica integrativa – método sistemático e ordenado, no qual se busca ampliar a compreensão da temática proposta por meio de uma síntese literária de estudos teóricos e empíricos. Utilizaram-se como bases de dados livros, revistas científicas e portais eletrônicos, a saber: SciELO, Google acadêmico, PepSIC. Descobriu-se a partir desta investigação que à adolescência é atribuída a tarefa de se estabelecer uma concepção de “eu” coerente, e que a escolha profissional é um elemento essencial para essa formação. Tal decisão, porém, pode ser determinada por meio de um conjunto de elementos – explícitos ou implícitos – presentes no contexto familiar, condicionando de maneira negativa ou positiva o adolescente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-17

Como Citar

Lopes, A. A., Fermoseli, A. F. de O., Macedo, E. H. S., Figueiredo, E. A., & Acácio, K. H. P. (2018). REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO: ADOLESCÊNCIA, FAMÍLIA E ESCOLHA PROFISSIONAL. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 5(1), 179. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/5800

Edição

Seção

Artigos