Práticas de educação ambiental projeto: escola e comunidade cuidando do meio ambiente

  • Eliane Santos de Santana Universidade Tiradentes
  • Elisenia De Carvalho Lima Universidade Tiradentes
  • Betisabel Vilar de Jesus Santos
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável, Educação Ambiental, Meio Ambiente, Pratica Pedagógica

Resumo

A preocupação com os problemas gerados pela intervenção desordenada do homem sobre o ambiente e com o futuro da vida no/do planeta fez com que emergisse uma nova consciência quanto à necessidade de mudar hábitos antigos que acabaram por provocar a destruição, degradação e desvalorização do planeta e se passasse a desenvolver novas formas para tornar melhor a vida dos habitantes do planeta. Do consenso quanto à necessidade de mudanças de mentalidade para preservar a natureza surgiu a ação educativa que resultou na institucionalização da Educação Ambiental (EA). Partindo do entendimento de que a teoria é válida, mas é na prática que ela se confirma; de que o exercício prático fornece os indicadores de acertos e erros, apontando onde pode melhorar, ou onde não se deve investir; optamos por analisar uma proposta de EA desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Infantil Berenice Campos, pertencente à rede municipal de ensino de Aracaju, buscando identificar mudanças no cotidiano escolar dos alunos da referida escola. A preocupação com a questão ambiental emergiu em final de 2009 quando a escola passou a contar com uma nova coordenação composta pelas professoras Erilene Correia de Matos e Leda Maria da Cruz que, ao se defrontarem com o acumulo de lixo ao redor da escola e de outros espaços da comunidade decidiram implementar ações voltadas à promoção de uma nova consciência ambiental e ao reaproveitamento dos recursos disponíveis na comunidade, muitas vezes descartados. Para realizar o estudo adotou-se como procedimento: levantamento bibliográfico para subsidiar as análises desenvolvidas, bem como a coleta de dados através da observação do trabalho desenvolvido pela escola, analise de documentos e realização de entrevistas com os diversos segmentos da escola. Concluí-se que apesar da EA não ser componente obrigatório do currículo educacional da educação infantil, se queremos construir uma consciência de preservação do meio ambiente, a escola um importante papel a desempenhar nessa busca pelo desenvolvimento sustentável e este trabalho vem efetivamente sendo realizado pela EMEI Berenice Campos.

 

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Biografia do Autor

Eliane Santos de Santana, Universidade Tiradentes

Pesquisa sobre práticas da Educação Ambiental. Curso de Pedagogia.

Elisenia De Carvalho Lima, Universidade Tiradentes
Pesquisa sobre práticas da Educação Ambiental. Curso de Pedagogia.
Publicado
2013-02-25
Como Citar
Santana, E. S. de, Lima, E. D. C., & Santos, B. V. de J. (2013). Práticas de educação ambiental projeto: escola e comunidade cuidando do meio ambiente. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 1(2), 59-71. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/515
Seção
Artigos