Aracaju Parque Shopping: cultura e religião em espaço empresarial

Autores

  • Sâmia Carolina Lima Scaranto Universidade Tiradentes
  • Rooseman de Oliveira Silva Universidade Tiradentes - UNIT

Palavras-chave:

Shopping center, religião, cultura, consumo, bairro Industrial.

Resumo

O presente artigo visa a discussão sobre a implantação de um shopping center no bairro Industrial. Um dos pontos que chamou atenção foi o fato do bairro, de grande representatividade histórica e caráter popular, abrigar um shopping. O local vem passando por muitas transformações que ameaçam a sua história. A primeira trans-formação sentida com a chegada do Aracaju Parque Shopping foi a demolição da fábrica Sergipe Industrial, para ceder espaço ao novo empreendimento. O prédio da fábrica era um dos elementos arquitetônicos que carregava a identidade do bairro. Com isso, o foco de análise do texto investiga a intenção dos idealizadores em lan-çar o shopping com o intuito de garantir a salvaguarda dos valores religiosos e cultu-rais do bairro. O ponto de maior relevância a ser considerado envolve a preservação da capela São João Batista, anexa ao shopping, tratada pelo discurso publicitário como um importante sustentáculo religioso-cultural. A partir daí, o estudo se desdo-bra em desvendar como um espaço do tipo shopping center, que até então é conce-bido para instigar o consumo, volta-se para questões de natureza cultural e preser-vacionista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sâmia Carolina Lima Scaranto, Universidade Tiradentes

Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Rooseman de Oliveira Silva, Universidade Tiradentes - UNIT

Tem graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Tiradentes (2000) e mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Atualmente é professor adjunto do curso Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes. Tem experiência na área de desenho e de urbanismo, com ênfase em planejamento urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: plano diretor de desenvolvimento municipal, espaço público, paisagem urbana e sustentabilidade ambiental.

Downloads

Publicado

2018-10-17

Como Citar

Scaranto, S. C. L., & Silva, R. de O. (2018). Aracaju Parque Shopping: cultura e religião em espaço empresarial. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 5(1), 11. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/5133

Edição

Seção

Artigos