Os recursos multimeios e o Enem: como a interface do aluno com esses recursos contribui para o aprendizado e êxito no exame da Língua Inglesa

  • Amanda da Silva Santos
  • Carla Gomes de Oliveira
  • Ludovico Omar Bernardi Universidade Tiradentes
  • Robson Alves dos Santos
Palavras-chave: Inglês, ensino, aprendizagem, multimeios, Enem.

Resumo

Este artigo discute como a interface do aluno com recursos de multimeios, contribui para o aprendizado e êxito da língua inglesa em provas como o Enem. Para tanto, buscou-se analisar a contribuição dos recursos multimeios para a avaliação do Exame nacional do ensino médio (Enem), bem como familiarizar o aluno com esses recursos, apresentando materiais multimeios compatíveis com o aprendizado da língua inglesa voltados para o exame. Entendem-se como multimeios todos os suportes da comunicação. Ou seja, são os meios ou canais para se comunicar uma ideia, imagem, informação ou um conteúdo qualquer. Assim o são a televisão, o vídeo, o DVD, o gravador, o computador, o material impresso, o rádio, a internet. A metodologia empregada na elaboração é de natureza bibliográfica exploratória, tendo sido consultados teóricos que discutem a temática. Constatou-se que a contribuição dos recursos multimeios para a avaliação do Enem na disciplina de Língua Inglesa é válida, mas que a tarefa do ensino deve ser encarada como um processo constante de autoavaliações refletidas e reavaliações, guiadas por interesses e necessidades, e é papel fundamental do professor essa mediação da aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludovico Omar Bernardi, Universidade Tiradentes

Letras-Inglês, Direito, História - Práticas Investigativas

Publicado
2013-02-25
Como Citar
Santos, A. da S., Oliveira, C. G. de, Bernardi, L. O., & Santos, R. A. dos. (2013). Os recursos multimeios e o Enem: como a interface do aluno com esses recursos contribui para o aprendizado e êxito no exame da Língua Inglesa. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 1(2), 89-101. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/499
Seção
Artigos