ARQUITETURA SUSTENTÁVEL, NOVAS FORMAS DE PENSAR O ESPAÇO CONSTRUÍDO, O CASO DAS CONSTRUÇÕES EM CONTÊINERS

Autores

  • Ana Beatriz Martins de Faro Santa Rosa Universidade Tiradentes - UNIT
  • Anne Karolyne Marques de Oliveira Universidade Tiradentes - UNIT
  • Edivaldo Paula Cavalcante Tavares Universidade Tiradentes - UNIT
  • Natália Vieira Fraga Cardoso Universidade Tiradentes - UNIT
  • Simone Alves Prado Menezes Universidade Tiradentes - UNIT

Palavras-chave:

Contêiner, Construção Civil. Habitação.

Resumo

Devido aos grandes impactos ambientais causados pela indústria da construção civil, causados pelo excesso de resíduos gerados e áreas devastadas, vem crescendo a necessidade de se buscar novas maneiras sustentáveis de construir. A utilização de contêineres na construção habitacional vem se mostrando um alternativa interessante, em virtude da economia de recursos e diminuição da geração de resíduos sólidos. Em contrapartida, há grandes obstáculos para a popularização dessa alternativa construtiva, como a carência de mão-de-obra qualificada para manuseio da estrutura, resultante da majoritária falta de informação entre o público consumidor e até mesmo dos arquitetos e técnicos. Portanto, o objetivo deste artigo é analisar e apresentar os prós e contras desse novo método construtivo que vem crescendo lentamente no Brasil e no mundo, para que se torne mais explanado e acessível aos que tiverem interesse em uma arquitetura sustentável, sem abrir mão do conforto e do design. Os projetos vão de residências unifamiliares de baixa renda, até casas de luxo, restaurantes, galerias, estações de transporte público, tudo isso a depender da criatividade do arquiteto e da elaboração de um projeto devidamente estudado e compatibilizado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Martins de Faro Santa Rosa, Universidade Tiradentes - UNIT

Aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIT

Anne Karolyne Marques de Oliveira, Universidade Tiradentes - UNIT

Aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIT

Edivaldo Paula Cavalcante Tavares, Universidade Tiradentes - UNIT

Aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIT

Natália Vieira Fraga Cardoso, Universidade Tiradentes - UNIT

Aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIT

Simone Alves Prado Menezes, Universidade Tiradentes - UNIT

Coordenadora Adjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes. Mestre em Técnicas e Processos de Produção do Ambiente Construído pela Universidade de Brasília (2012). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Tiradentes, Aracaju/SE (2002).

 

Downloads

Publicado

2017-04-04

Como Citar

Santa Rosa, A. B. M. de F., de Oliveira, A. K. M., Tavares, E. P. C., Cardoso, N. V. F., & Menezes, S. A. P. (2017). ARQUITETURA SUSTENTÁVEL, NOVAS FORMAS DE PENSAR O ESPAÇO CONSTRUÍDO, O CASO DAS CONSTRUÇÕES EM CONTÊINERS. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 4(1), 179. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/3580

Edição

Seção

Artigos