MAL-ESTAR NA EDUCAÇÃO: O SOFRIMENTO PSÍQUICO DE PROFESSORES EM DECORRÊNCIA DO TRABALHO
Palavras-chave:
Professor, trabalho docente, educação, sofrimento psíquico.Resumo
O artigo tem como objetivo apresentar a discussão teórica e os resultados que se apresentam como fruto de uma pesquisa de iniciação científica realizada entre agosto de 2014 e julho de 2015. A problemática norteadora do estudo baseou-se na concepção do mal-estar existente na profissão docente, caracterizado pelo adoecimento e sofrimento psíquico de professores, que tem como influências as particularidades da sua profissão. Na discussão teórica sobre o tema, é apresentado um breve histórico da profissão e formação docente no Brasil, a caracterização do sofrimento psíquico decorrente do trabalho e, por fim, as vicissitudes do fenômeno do mal-estar docente. Desse modo, o objetivo da pesquisa consistiu em identificar os fatores inerentes ao trabalho docente que se relacionam com o sofrimento psíquico dos profissionais da área. Para isso, realizou-se uma revisão da literatura e das pesquisas existentes que abordam a situação em questão. Entre os resultados obtidos, foram identificados fatores denominados como escolares, organizacionais e sociais como potenciais interferências no bem-estar e na saúde do profissional da educação.