PUBLICIDADE FÍLMICA: UM OLHAR SEMIÓTICO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO CINEMA NA PROPAGANDA

Autores

  • Ítalo Jorge Menezes Medeiros Universidade Tiradentes - UNIT
  • Talita de Azevedo Déda Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Publicidade, Cinema, Linguagem e Semiótica

Resumo

A possibilidade de captação da imagem em movimento e o surgimento do cinema deram à publicidade uma nova área a ser explorada, desde a inserção de produtos em filmes a criação de propagandas em vídeo, herdando do cinema características e influências na forma de codificar e transmitir mensagens. Este estudo busca evidenciar e entender como ocorre a projeção de significados a partir de imagens em movimento utilizando a abordagem analítica de Christian Metz (1980)para verificar a relação entre a linguagem cinematográfica e a significação no filme, bem como as relações de intertextualidade discutidas por Covalesk(2009) entre a publicidade e o cinema para a construção da narrativa, em torno das esferas de entretenimento e de mercado. Desta forma, o presente trabalho terá como objeto de estudo, o vídeo comercial “You Can Shine”, da marca de shampoos Pantene, lançado em 2008 pela agência Grey Thailand, Para melhor observação do comercial, será utilizado o método de transcrição  fílmica proposto por Jullier e Marie(2009) 

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Biografia do Autor

Talita de Azevedo Déda, Universidade Tiradentes

Possui mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho e atualmente leciona na  Universidade Tiradentes no curso de Comunicação Social e Design Gráfico.

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Publicado

2016-05-23

Como Citar

Menezes Medeiros, Ítalo J., & Déda, T. de A. (2016). PUBLICIDADE FÍLMICA: UM OLHAR SEMIÓTICO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO CINEMA NA PROPAGANDA. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 3(2), 209–224. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/2462

Edição

Seção

Artigos