PRÁTICAS DE ENSINO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA: um estudo com docentes das escolas estaduais de Lagarto/Sergipe

Autores

  • Rudvan Cicotti Alves de Jesus Universidade Tiradentes
  • Claudevan Alfred Briso Soares Universidade Tiradentes
  • Marilene Batista da Cruz Nascimento Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Práticas de ensino, Ciências Biológicas, Professores, Aprendizagem

Resumo

Este artigo tem como objetivos identificar os significados e as peculiaridades das práticas de ensino dos professores de Ciências Biológicas das escolas da rede estadual da cidade de Lagarto/Sergipe, no primeiro semestre de 2015; descrever as relações teórico-metodológicas da prática docente desses profissionais, bem como suas implicações para a aprendizagem do estudante. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida a partir do método dialético. Os dados coletados, via questionário, foram trabalhados à luz da análise textual discursiva. Esse tipo de análise representa um conjunto de técnicas que propicia a apreciação das comunicações visando à obtenção de indicadores qualitativos que permitem descrever as relações teórico-metodológicas do trabalho do professor e do aprender do aluno. Esta investigação partiu de conceitos relevantes relacionados à inter-relação entre a teoria e a prática no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Além disso, a pesquisa faz uma abordagem acerca dos pressupostos teórico-metodológicos que norteiam o fazer reflexivo dos professores pesquisados. Concluiu-se, assim, que os professores valorizam as práticas de ensino interativas, adotando o princípio da teoria e, posterior, prática. Evidenciou-se a necessidade de laboratórios de Ciências e Informática com vistas a contribuir com o aprendizado dos alunos. Por fim, as concepções teórico-metodológicas dessoaram de algumas práticas utilizadas no fazer docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rudvan Cicotti Alves de Jesus, Universidade Tiradentes

Graduado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tiradentes

Claudevan Alfred Briso Soares, Universidade Tiradentes

Graduado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tiradentes.

Marilene Batista da Cruz Nascimento, Universidade Tiradentes

Doutoranda pelo curso de Doutorado Interinstitucional em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2012). Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes (2011), possui pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia pela FANESE (2004) e graduação em Pedagogia pela Pio Décimo (2001) com habilitação em Orientação Educacional. Atua como professora da Universidade Tiradentes (Unit).

Downloads

Publicado

2016-05-23

Como Citar

Jesus, R. C. A. de, Soares, C. A. B., & Nascimento, M. B. da C. (2016). PRÁTICAS DE ENSINO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA: um estudo com docentes das escolas estaduais de Lagarto/Sergipe. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 3(2), 137–160. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/2419

Edição

Seção

Artigos