PRÁTICAS DE ENSINO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA: um estudo com docentes das escolas estaduais de Lagarto/Sergipe
Palavras-chave:
Práticas de ensino, Ciências Biológicas, Professores, AprendizagemResumo
Este artigo tem como objetivos identificar os significados e as peculiaridades das práticas de ensino dos professores de Ciências Biológicas das escolas da rede estadual da cidade de Lagarto/Sergipe, no primeiro semestre de 2015; descrever as relações teórico-metodológicas da prática docente desses profissionais, bem como suas implicações para a aprendizagem do estudante. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida a partir do método dialético. Os dados coletados, via questionário, foram trabalhados à luz da análise textual discursiva. Esse tipo de análise representa um conjunto de técnicas que propicia a apreciação das comunicações visando à obtenção de indicadores qualitativos que permitem descrever as relações teórico-metodológicas do trabalho do professor e do aprender do aluno. Esta investigação partiu de conceitos relevantes relacionados à inter-relação entre a teoria e a prática no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Além disso, a pesquisa faz uma abordagem acerca dos pressupostos teórico-metodológicos que norteiam o fazer reflexivo dos professores pesquisados. Concluiu-se, assim, que os professores valorizam as práticas de ensino interativas, adotando o princípio da teoria e, posterior, prática. Evidenciou-se a necessidade de laboratórios de Ciências e Informática com vistas a contribuir com o aprendizado dos alunos. Por fim, as concepções teórico-metodológicas dessoaram de algumas práticas utilizadas no fazer docente.