Currículo escolar e educação ambiental: implicações filosóficas e subjetivas

Autores

  • Leonardo Leite de Andrade Universidade Tiradentes/Graduando
  • Dinamara Garcia Feldens Universidade Tiradentes/ Mestrado e Doutorado em Educação
  • Mary Barreto Dória Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Ecosofia. Transversalidade. Félix Guattari.

Resumo

O presente artigo é fruto de um projeto de pesquisa que tem por objetivo discutir sobre o sujeito o qual vemos em formação hoje, e sua relação com o seu espaço, formando pontes transversais entre a pesquisa com o currículo escolar e a educação ambiental, na escola, na cidade, etc. Trazemos aqui uma perspectiva histórica, sobre esse conceito de sujeito e sobre o que vinha sendo discutido sobre educação ambiental, suas preocupações e a demanda a quem ela vem atender, como também uma perspectiva da filosofia da diferença, mais precisamente as reflexões sobre o filósofo psicanalista Félix Guattari (1930-1992), trazendo assim conceitos como subjetividade, transversalidade e ecosofia, para o interior do currículo escolar.

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Biografia do Autor

Leonardo Leite de Andrade, Universidade Tiradentes/Graduando

Graduando de Psicologia na Universidade Tiradentes (UNIT), Bolsista de Iniciação Científica PIBIC-CNPq e membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura e Subjetividade (GPECS/UNIT/CNPq), leonardoapsico@live.com.

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Publicado

2015-10-18

Como Citar

Andrade, L. L. de, Feldens, D. G., & Dória, M. B. (2015). Currículo escolar e educação ambiental: implicações filosóficas e subjetivas. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 3(1), 185–198. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/2339

Edição

Seção

Artigos