O que é que a avenida tem?: trajetória do patrimônio histórico da avenida sete de setembro, Salvador -Bahia (1912 – 1916)

Autores

  • Viviane Santos
  • Rogério Graça

Palavras-chave:

História. Salvador. Bahia. Avenida Sete de Setembro

Resumo

A Avenida Sete de Setembro esteve presente na história da cidade de Salvador desde seus primórdios e serviu de cenário para o desenrolar de inúmeros fatos históricos de relevância local e nacional. Sua trajetória foi marcada por construções, demolições e reformas arquitetônicas, ocasionadas pela constante elitização, o que gerava a necessidade da demonstração de modernidade. A partir da segunda metade do século XIX as famílias abastadas soteropolitanas deixam a região do atual centro histórico e passam a residir na Avenida Sete, iniciando ali o processo de saneamento básico e transporte com a instituição da água encanada, sistema de esgoto e linhas de bondes, e no período entre 1912 e 1916 a avenida passou por uma grande reforma urbana feita nos moldes Haussmanianos de Paris, através de demolições e descaracterizações. Com esta reforma ocorrida no início do século XX, o Governador J.J. Seabra pretendeu trazer para a sua capital o modelo de urbanização, higiene e civilidade que já vigorava na Europa desde o século XIX e em algumas capitais brasileiras desde o alvorecer do novo século, porém assim com as outras cidades modernizadas, Salvador perdeu um grande volume de prédios históricos significativos, necessários para contar a sua história e reforçar a identidade dos seus habitantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-10-18

Como Citar

Santos, V., & Graça, R. (2015). O que é que a avenida tem?: trajetória do patrimônio histórico da avenida sete de setembro, Salvador -Bahia (1912 – 1916). Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 3(1), 107–118. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/2241

Edição

Seção

Artigos