Megaeventos e democracia? o serviço social na construção da cidadania

Autores

  • Jane Cláudia Jardim Pedó Universidade Tiradentes
  • Lizyane Fonseca Almeida Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Megaeventos. Capitalismo. Empoderamento. Serviço Social.

Resumo

Os cenários e fatores envolvidos na realização dos eventos sociais de grande porte são conturbados e merecem maior detalhamento tendo em vista a variedade de interesses envolvidos. A alteração da estrutura democrática, desvirtuada em favor de interesses individualistas, desfavorece o bem comum de modo a agredir fortemente os aspectos fundamentais dos direitos humanos. É em virtude desse contexto que se afirma a necessidade de empoderamento social visando uma melhor efetividade do controle social e cidadania, tarefa intimamente ligada ao cotidiano interventivo do Serviço Social, importante na formação da conscientização cidadã norteada pela busca constante da liberdade e justiça social, colaborando de forma eficaz para a concretização do Estado Democrático de Direito. Este trabalho tem por objetivo geral analisar a função do serviço social dentro do problemático panorama desenhado pelos megaeventos no Brasil. Diante desse cenário contraditório, evidencia-se como justificativa a necessidade de contribuir para o debate em busca de maior compreensão acadêmica sobre os principais fatores inerentes. A metodologia utilizou uma revisão bibliográfica em sites de pesquisa científica e de instituições oficiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Cláudia Jardim Pedó, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas (1985), graduação em Educação Artística Habilitação Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pelotas (1997), especialização em Serviço Social e Política Social pela Universidade Nacional de Brasília (2001), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (2007). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, escola, mundo do trabalho, família, exclusão social, agricultura familiar e economia solidária.

Lizyane Fonseca Almeida, Universidade Tiradentes

Acadêmica do curso de Serviço Social da Universidade Tiradentes.

Downloads

Publicado

2015-03-25

Como Citar

Jardim Pedó, J. C., & Almeida, L. F. (2015). Megaeventos e democracia? o serviço social na construção da cidadania. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 2(3), 195–205. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/1992

Edição

Seção

Artigos