Uma experiência de história pública: folclore e cidadania no ensino de história
Palavras-chave:
Ensino de História. Memória. Folclore.Resumo
nesse artigo propomos discutir o folclore como um instrumento de aproximação do aluno com sua realidade vivenciada, ou seja, como o mediador entre o conhecimento formal necessário a formação e o conhecimento informal, fortalecedor da identidade, pertinente a esfera social na qual o aluno está inserido. Trata-se de uma proposta de diálogos entre o folclore e a educação, no intuito de engendrar uma nova possibilidade de fortalecer a identidade e, principalmente, de lançar um olhar sobre a realidade vivenciada, o cotidiano do alunado. Bem como apresentar os resultados do projeto Cortejos da Memória, foi pensando em virtude da grande relevância por propiciar uma reflexão acerca dos grupos culturais tradicionais do município de São Domingos. Trata-se de uma ação que vislumbrava propiciar o estudo e registro dos saberes de personalidades anônimas da sociedade em foco, em consonância com as propostas defendidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional que preconiza o reconhecimento e valorização do patrimônio imaterial.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-03-25
Como Citar
Santos, A. L. S. M., Santos, M. F. de J., & Santos, S. D. A. T. (2015). Uma experiência de história pública: folclore e cidadania no ensino de história. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 2(3), 51–63. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/1740
Edição
Seção
Artigos