O surgimento da ciência geográfica: Alexander Von Humboldt e Karl Ritter

  • Jose Adailton Barroso Silva
  • Auro Jesus Rodrigues
  • Rita Cássia Amorim Barroso
  • José Daniel Vieira
Palavras-chave: Geografia. Ciência. Sistematização.

Resumo

Ao início do século XIX, um conjunto de pressupostos histórico para a sistematização da Geografia já havia ocorrido. A Geografia irá surgir como ciência no século XIX, na Alemanha. Os autores considerados como os “pais” da Geografia são os alemães Alexander von Humboldt e Karl Ritter. É, também, da Alemanha que aparecem as primeiras cátedras dedicadas a esta disciplina; é de lá que vêm às primeiras propostas metodológicas e a formação das primeiras correntes de pensamento na Geografia. Assim sendo, o presente trabalho consiste num estudo sobre o surgimento da ciência geográfica a partir de Alexander von Humboldt e Karl Ritter. Elaborado através de uma pesquisa bibliográfica por membros do Grupo de Pesquisa Sociedade, Educação, História e Memória(UNIT).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Adailton Barroso Silva
Doutorando em Geografia pela UFS (Universidade Federal de Sergipe) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. É graduado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e especialista em Formação Socioeconômica do Brasil pela Universidade Salgado Oliveira (Universo). Atualmente é coordenador do curso de Geografia da Universidade Tiradentes. É professor da Universidade Tiradentes onde ministra as disciplinas Geografia Econômica e Geografia Política. Foi presidente do colegiado e do Núcleo docente estruturante (NDE) do curso de Geografia. É também professor do Núcleo de Educação a Distância (Nead) onde ministra a disciplina online Metodologia Científica. Professor da Rede pública estadual de ensino onde exerceu a função de coordenador pedagógico do programa Um computador por aluno (Prouca) na Escola Estadual Prof. José Franklin.
Publicado
2014-10-27
Como Citar
Silva, J. A. B., Rodrigues, A. J., Barroso, R. C. A., & Vieira, J. D. (2014). O surgimento da ciência geográfica: Alexander Von Humboldt e Karl Ritter. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 2(2), 221-230. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/1725
Seção
Artigos