MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS CAUSADAS PELA INFILTRAÇÃO: ESTRATÉGIAS PARA MAPEAMENTO E PRIORIZAÇÃO

Autores

  • Leonardo Santos Andrade Goes Universidade Tiradentes
  • João Paulo Andrade de Vasconcelos Andrade de Vasconcelos Universidade Tiradentes
  • Diego Silva Souza Universidade Tiradentes

Resumo

Sabe-se que a alvenaria de vedação é essencial como método construtivo para garantir a separação dos ambientes permitindo isolamento térmico e acústico, pois esta garante a proteção da parte interna da edificação contra fenômenos físicos, sendo suscetível a intempéries evitando assim o aparecimento de patologias. Neste contexto, a manifestação patológica é uma expressão resultante de um mecanismo de avaria, podendo ser motivado por certas causas, sendo a umidade uma causa comum em tais sistemas construtivos. Dito isto, o presente trabalho tem como objetivo mapear causas e efeitos das principais manifestações patológicas nas alvenarias de vedação causadas pela infiltração. Para tanto, a proposta de mapeamento consiste no uso do Diagrama de Ishikawa como metodologia de auxílio na identificação destas causas, e também da Matriz GUT como metodologia para ordenar a prioridade de atenção destas. O diagrama de Ishikawa é usado normalmente para identificar quais possíveis erros em um processo, de acordo com 6 categorias. Já a Matriz GUT é comumente utilizada para auxiliar na priorização de serviços e resolução de problemas, e para isso leva-se em consideração 3 scores ou pontuações atribuídas nos critérios de gravidade, urgência e tendência. A partir de tais informações, foi possível elencar as possíveis causas relacionadas a cada problema explicado no presente trabalho, e assim estabelecer uma ordem padrão para a solução destas manifestações patológicas, de acordo com seus prós e contras. Há um incentivo promissor para futuros trabalhos, ao constar que é necessária a identificação dos possíveis prognósticos de tais manifestações patológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Leonardo Santos Andrade Goes, Universidade Tiradentes

Graduado em Engenharia Civil Universidade Tiradentes

João Paulo Andrade de Vasconcelos Andrade de Vasconcelos, Universidade Tiradentes

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes

Diego Silva Souza, Universidade Tiradentes

Doutor em Ciências da Propriedade Intelectual pelo PPGPI-UFS (2024), Mestre em Ciências Ambientais pelo PROF-CIAMB UFS (2018), Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes (2017), Licenciado em Matemática pela Estácio (2020), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes (2009). Possui Especialização latu sensu em: Gestão de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (2021), Matemática Financeira e Estatística (2021); Gestão Fiscal e Planejamento Tributário (2011). Atualmente é Professor da Universidade Tiradentes atuando nos Cursos das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Administração, Ciências Contábeis e Tecnológicos), e em Ciências Exatas (Engenharia Civil). 

Publicado

2024-11-04

Como Citar

Santos Andrade Goes, L., Andrade de Vasconcelos, J. P. A. de V., & Silva Souza, D. (2024). MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS CAUSADAS PELA INFILTRAÇÃO: ESTRATÉGIAS PARA MAPEAMENTO E PRIORIZAÇÃO. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - SERGIPE, 8(3), 72–92. Obtido de https://periodicos.set.edu.br/cadernoexatas/article/view/12148

Edição

Secção

Artigos