PROGRAMAÇÃO APOIADA POR AMBIENTES VIRTUAIS E JUÍZES ONLINE NO ENSINO SEMIPRESENCIAL

Autores/as

  • Pablo Vinicius Chaves Cortes

Palabras clave:

Ambientes Virtuais. Ensino Semipresencial. Juízes Online.

Resumen

O presente artigo tem o objetivo de verificar se a proposta de ensino semipresencial apoiada por ambientes virtuais e juízes online visando melhorar a qualidade de ensino e ao mesmo tempo estimular os alunos a cumprir tarefas on-line e estudarem de forma autônoma está sendo bem sucedida em melhorar os índices de reprovação e desistência da disciplina ICC da UFS. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado o método exploratório com o uso de questionário e entrevistadas, análise de documentos oficiais e observação. O estudo caso foi realizado com alunos da disciplina ICC na UFS com o intuito de verificar se a proposta de ensino semipresencial tinha apoio dos alunos e quais os principais desafios e entraves no objetivo de diminuir as evasões e reprovações além do interesse do aluno pelo conteúdo da Disciplina. Os dados da pesquisa demonstraram que existe um grande apoio por parte dos discentes pela nova modalidade de ensino semipresencial, principalmente quando utilizados como instrumento de apoio pedagógico os juízes on-line no ambiente virtual de aprendizagem, porém a disciplina nesse novo formato ainda não foi capaz de diminuir significativamente os índices de evasão ou reprovação por falta, o que demandariam uma continuidade do presente estudo e a realização de novas pesquisas enfocando especificamente estas duas categorias.

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Publicado

2019-03-18

Cómo citar

Chaves Cortes, P. V. (2019). PROGRAMAÇÃO APOIADA POR AMBIENTES VIRTUAIS E JUÍZES ONLINE NO ENSINO SEMIPRESENCIAL. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - SERGIPE, 5(2), 113. Recuperado a partir de https://periodicos.set.edu.br/cadernoexatas/article/view/6689

Número

Sección

Artigos