O lúdico como motivação no processo de aprendizado da matemática

Autori

  • Fábio Augusto Rodrigues Nóbrega Universidade Tiradentes
  • Erika Machado dos Santos Unit

Parole chiave:

Matemática, Jogo, Lúdico, jogos matemáticos

Abstract

O presente artigo tem por objetivos: analisar as possibilidades que o jogo permite o aluno a fazer da aprendizagem matemática um processo interessante e divertido; e avaliar como as atividades que envolvam dois ou mais alunos podem oportunizar interação social e desenvolver a afetividade e a comunicação entre eles.  Com base nisto, alguns questionamentos foram levantados: de que forma o lúdico pode influenciar no processo de aprendizado da matemática nas primeiras séries do Ensino fundamental? Como a articulação do lúdico com o estudo pode auxiliar na construção dos saberes matemáticos pelo aluno? A metodologia dessa pesquisa baseou-se na em pesquisa bibliográfica no acervos das Bibliotecas Jacinto Uchoa (Unit) e na Biblioteca da Universidade Federal de Sergipe. O presente estudo teórico é de relevância, pois contribui para a compreensão acerca da utilização dos jogos como instrumento essencial no desenvolvimento cognitivo do aluno na Matemática. Contudo, nota-se que o bom desempenho e obtenção do sucesso do processo de ensino-aprendizagem, não basta que o professor tenha domínio do conteúdo a ser ensinado, torna-se essencial a utilização de recursos didáticos lúdicos. Dessa forma, o lúdico pode aproximar os alunos e pode funcionar como impulso levando a uma melhor assimilação e compartilhamento de informações.

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Fábio Augusto Rodrigues Nóbrega, Universidade Tiradentes

Bacharel em Engenheiro de Minas pela UFPB, Mestre em Engenharia de Minas na áres de Lavra de minas - matemática computacional avançada. Profesor adjunto da Universidade Tiradentes dede 2005.

Erika Machado dos Santos, Unit

aluna do curso de bacharelado em matemática da Unit

Pubblicato

2013-02-25

Come citare

Nóbrega, F. A. R., & dos Santos, E. M. (2013). O lúdico como motivação no processo de aprendizado da matemática. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - SERGIPE, 1(2), 11–18. Recuperato da https://periodicos.set.edu.br/cadernoexatas/article/view/298

Fascicolo

Sezione

Artigos