DESAFIOS DO DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE URGÊNCIA/EMERGÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Dimensionamento de pessoal, ajuste de pessoal, administração em enfermagem, enfermagem em emergência.Resumo
RESUMO
A previsão do quantitativo de pessoal, chamado de dimensionamento de pessoal de enfermagem, permite condições de otimização da carga de trabalho intervindo diretamente na eficácia e qualidade da assistência. Diante disso, este estudo advém das experiências vivenciadas pelos acadêmicos de enfermagem do 9º semestre, tendo como objetivo relatar o conhecimento adquirido acerca do dimensionamento de pessoal de enfermagem em unidades de pronto socorro. Caracteriza-se como um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado em um hospital de médio porte, de natureza privada do município de Aracaju/SE, durante o Estágio Curricular Supervisionado I, ofertado pelo curso de enfermagem da Universidade Tiradentes (UNIT) durante o período de julho a outubro de 2015. Ficou constatado que a metodologia a ser adotada é chamada de unidade de medida Sítio Funcional (SF), sendo obtido por meio da realização de um espelho semanal padrão, diferentemente das unidades de internamento. Dessa forma, foi possível concluir com este estudo que o dimensionamento adequado é de relevância, principalmente nas unidades de pronto socorro, não devendo ser subestimado. Além disso, observou-se que o cálculo do dimensionamento nessas unidades é de pouco conhecimento dos profissionais, levando ao seu desuso e diretamente ao quantitativo inadequado.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
BARBOSA, Karine Pacheco; et al. Processo de trabalho em setor de emergência de hospital de grande porte: a visão dos trabalhadores de enfermagem. Rev. Rene. Fortaleza, v. 10, n. 4, p. 70-76, out/dez, 2009.
BONFIM, Daiana. et al. Identificação das intervenções de enfermagem na Atenção Primária à Saúde: parâmetro para o dimensionamento de trabalhadores. Rev Esc Enferm USP, v. 46, n. 6, p. 1462-70, 2012.
CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Resolução COFEN-293/2004. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-2932004_4329.html. Acesso em: 11 mar. 2016
MAYA, Camila Mequi; SIMÕES, Ana Lúcia de Assis. Implicações do dimensionamento do pessoal de enfermagem nodesempenho das competências do profissional enfermeiro. Rev Bras Enferm, Brasilia v. 64, n. 5, p. 898-904, set/out, 2011.
OHARA, R. MELO, M. LAUS, A. Caracterização do perfil assistencial dos pacientes adultos de um pronto socorro. Rev Bras Enferm, Brasília, v. 63, n. 5, p. 749-54, set/out, 2010.
ROSA, M. R. R. S.; et al. Protocolo de estágio curricular e trabalho de conclusão de curso. Aracaju: EDUNIT, 2014.
ROSSETTI, Ana Cristina; GAIDZINSKI, Raquel Rapone; BRACCO, Mario Maia. Determinação da carga de trabalho e do dimensionamento da equipe de enfermagem em um pronto-socorro pediátrico. Einstein, v. 12, n. 2, p. 217-22, 2014.
SCHMOELLER, Roseli; GELBCKE, Francine Lima. Indicativos para o dimensionamento de pessoal de enfermagem em emergência. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 22, n. 4, p. 971-9, Out/Dez, 2013.
VITURI, D. et al. Dimensionamento de enfermagem hospitalar: modelo OPAS/OMS. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v.20, n.3, p.547-56, jul/set, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a revista. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.