UTILIZAÇÃO E VALIDADE DO TESTE DE PROFICIÊNCIA MOTORA DE BRUININKS – OSERETSKY: uma revisão de literatura

Autores

  • Dyna Rosy Alves de Oliveira Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Habilidades Motoras. Coordenação Motora. Teste de Proficiência Motora de Bruininks-Oseretsky.

Resumo

Este artigo busca apresentar a validação e utilização da Forma Reduzida e da Forma Longa do Teste de Proficiência Motora de Bruininks-Oseretsky. Aprofundar e detalhar o protocolo em sua forma reduzida e todos itens que forma os oitos subtestes, por meio de revisão da literatura de estudo que fizera uso do TPMBO em populações de escolares. O TPMBO teve como motivação observar o desenvolvimento motor, mensurar a habilidade dinâmica manual e geral, a velocidade dos movimentos e a sua simultaneidade para crianças e adolescentes, levantando uma forma de obter o estado motor do jovem através da determinação de sua idade motora e de um quociente motor. A Forma Curta Teste de Bruininks-Oseretsky apresenta-se como de fácil administração individualmente em no máximo 20 minutos, rápida aprendizagem e aplicação. E tem por finalidade estudar três componentes da proficiência motora: motricidade global, motricidade composta e motricidade fina, integrando 14 itens que formam 8 subtestes, estruturados com objetivo de avaliar alguns aspectos específicos do desenvolvimento motor. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Dyna Rosy Alves de Oliveira, Universidade Tiradentes

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Educação Física pela Universidade Tiradentes. Membro do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIHM/Unit/CNPq).

Referências

ALANO, V.R; SILVA, C.J.K.; SANTOS A.P.M.; PIMENTA R.A.; WEISS S.L.I.; ROSA NETO F. Aptidão física e motora em escolares com dificuldades na aprendizagem. R. bras. Ci. e Mov 2011;19(3):69-75.

DE CARVALHO, J. J. Avaliação da proficiência motora em crianças Estudo da validade clínica do teste de Proficiência motora Bruininks-Oseretsky numa população de crianças, entre os 5 e 7 anos de idade, com perturbações do desenvolvimento. 2011. Tese de Doutorado. Universidade Técnica de Lisboa.

GALLAHUE, D.L.; OZMUZ, J. C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças e adolescentes e adultos. São Paulo, Ed. Phorte, 2013.

LISOT, J. A.; DE OLIVEIRA CAVALLI, M. O teste de proficiência motora de Bruininks-Oseretsky: uma análise descritiva. Movimento (ESEF/UFRGS), v. 2, n. 2, 1995.

THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. Artmed, 2012.

VENETSANOU, F., KAMBAS, A., AGGELOUSSIS, N., SERBEZIS, V., & TAXILDARIS, K. (2007). Use of the Bruininks–Osetetsky test of motor proficiency for identifying children with motor impairment. Developmental Medicine & Child Neurology, 49(11), 846–848.

Publicado

2015-10-26

Como Citar

Oliveira, D. R. A. de. (2015). UTILIZAÇÃO E VALIDADE DO TESTE DE PROFICIÊNCIA MOTORA DE BRUININKS – OSERETSKY: uma revisão de literatura. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 3(1), 153–166. Obtido de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/2471

Edição

Secção

Artigos