O Livro didático de Biologia como instrumento de apoio para o entendimento da Nova Biologia

Autors/ores

  • Nilmara Santana Oliveira UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Maiane Cássia de Castro Vasconcelos Universidade Tiradentes

Paraules clau:

Educação, Livro didático, Ensino de biologia

Resum

Os avanços científicos e tecnológicos têm proporcionado transformações em inúmeras áreas, inclusive no campo das ciências biológicas e saúde onde se destacam temas relacionados à Nova Biologia como clonagem, projeto genoma, variabilidade genética. Esses temas, bem como outros relacionados à Biologia Moderna devem ser abordados nos livros didáticos, conforme as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diversas pesquisas vêm sendo realizadas ao longo dos anos sobre os livros didáticos, abordando diversos aspectos. Entretanto, o mesmo continua a demandar estudos, uma vez que constitui um recurso de destacada importância no contexto escolar e somente desempenhará sua função no processo de ensino aprendizagem se apresentar um conteúdo correto, com linguagem científica e metodologia adequada. Cabe ao PNLD e aos professores satisfazerem tais condições, sendo que os professores podem contribuir não apenas no espaço escolar, mas também através da produção de pesquisas acadêmicas que visem à análise de conteúdos específicos ou do livro didático como um todo. Além disso, é necessário que os livros didáticos de biologia sejam reavaliados quanto aos temas da Nova Biologia, sobretudo no que se refere à abordagem ética, pois o livro didático contribui para a qualidade da educação, para a construção do conhecimento científico e para a cidadania.

Descàrregues

Les dades de descàrrega encara no estan disponibles.

Biografia de l'autor/a

Nilmara Santana Oliveira, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Professora do Curso de Biológia, do Centro de Ciências Biologicas e da Saúde

Publicades

2013-02-26

Com citar

Oliveira, N. S., & de Castro Vasconcelos, M. C. (2013). O Livro didático de Biologia como instrumento de apoio para o entendimento da Nova Biologia. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 1(2), 11–20. Retrieved from https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/253

Número

Secció

Artigos