Edições anteriores

  • v. 8 n. 2 (2023)

    O aumento dos problemas de saúde mental em nossa sociedade exige uma ação urgente, desde a ansiedade e depressão até condições mais graves como esquizofrenia e transtorno bipolar. A crise de saúde mental atingiu proporções alarmantes e existem inúmeras razões que contribuem para o aumento dos problemas da mesma. Primeiramente, o mundo acelerado e hiperconectado em que vivemos impôs um estresse significativo aos indivíduos. A busca incessante pelo sucesso, a pressão das redes sociais e um estilo de vida "sempre ligado" deixaram as pessoas sobrecarregadas e isoladas, alimentando as sementes da ansiedade e depressão. Além disso, a instabilidade econômica, o desemprego e as dificuldades financeiras exacerbaram ainda mais a crise de saúde mental, causando um efeito cascata em toda a sociedade. O estigma em torno da saúde mental continua sendo uma barreira formidável para a busca de ajuda. O fato de que a saúde mental é tão crucial quanto a saúde física precisa ser reconhecido e requer atenção especial.

  • v. 8 n. 1 (2023)

    A Universidade Tiradentes (UNIT), vem lançar mais uma edição do Caderno de Graduação UNIT – Ciências Biológicas e da Saúde. A dedicação, o compromisso e o esforço mútuo dos pesquisadores e demais atores envolvidos se refletem em cada novo exemplar da revista. O periódico traduz o compromisso institucional de fomentar a pesquisa acadêmica com ética e responsabilidade social.

  • v. 7 n. 3 (2022)

    Mais de dois anos de pandemia causada pelo SARS-CoV-2 e isso continua a afetar nossas vidas. Seu impacto foi sentido mais do que apenas no sistema de saúde. As perturbações sociais e econômicas causadas foram devastadoras. Milhões de pessoas caíram na pobreza extrema e o número de subnutridos aumentou para um valor alarmante. Muitos negócios fecharam, afetando especialmente os trabalhadores informais, os jovens e as mulheres, o que resultará em maior desigualdade econômica nos próximos anos. O fechamento de escolas em todo o mundo resultou em impactos severos nas comunidades. Muitas crianças em alguns países, especialmente meninas, podem nunca voltar à escola. Mesmo com o fechamento de escolas ou a perda de empregos, o fardo social e econômico também ameaça desfazer décadas de progresso na igualdade de gênero. A mobilização urgente de recursos para compensar as necessidades do setor de saúde retardou o progresso e os investimentos em energia limpa e outras tecnologias sustentáveis. Os sistemas de saúde em muitos países chegaram perto de um colapso total e enfrentam dois desafios principais hoje: exaustão física e mental da força de trabalho de saúde, junto à infraestrutura hospitalar desgastada; e o crescente acúmulo de procedimentos de saúde, resultando no aumento de doenças transmissíveis e não transmissíveis.

  • v. 7 n. 2 (2022)

    Esta edição do Caderno de Graduação em Ciências Biológicas e da Saúde traz alguns temas interessantes desenvolvidos por nossos alunos dos cursos de Biomedicina, Medicina, Enfermagem e Farmácia. Os temas abrangem uma ampla gama de assuntos, incluindo diabetes gestacional, assédio sexual, uso de cromatografia como ferramenta diagnóstica, aromaterapia, dentre outros. Espero que
    esta nova edição inspire novas ideias e trabalhos empolgantes para futuros autores. Gostaria de agradecer a todos os avaliadores que retornaram suas revisões em tempo hábil possibilitando a finalização desta nova edição.

  • v. 7 n. 1 (2021)

    Apresenta-se a seguir a nova edição do Caderno de Graduação Ciências Biológicas e da Saúde, com a função de disseminação de um conhecimento científico consistente, sério e democraticamente orientado.

    A edição mantém o caráter diverso das publicações, abordando temas como dança e autismo, depressão e ansiedade, educação permanente em saúde, atuação da enfermagem no sistema prisional, dentre outros. O incentivo à pesquisa no âmbito acadêmico fomenta a validação dos trabalhos de discentes e docentes, estimulando inclusive a progressão profissional de ambos.

    Convidamos os leitores à apreciação e estudo dos artigos apresentados, para com isso prestigiar os autores e o novo conhecimento que está sendo gerado, ao passo em que estimulamos à comunidade acadêmica para submissão de suas pesquisas nas próximas edições.