O PRINCÍPIO DA AUTONOMIA NA HUMANIZAÇÃO DO PARTO

Autores

  • Ana Clara Cruz Santos de Santana Universidade Tiradentes
  • Layane Estefany Siqueira dos Santos Universidade Tiradentes
  • Tatiane de Oliveira Santos Universidade Tiradentes
  • Lucas Siqueira dos Santos Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Dor, parturiente, princípio da autonomia.

Resumo

O parto considerado “natural” é o momento acompanhado, em sua maioria das vezes, de contrações dolorosas, sofridas pela mulher. Essas dores decorrem não só pelo processo fisiológico. A questão cultural, os antecedentes históricos negativos e a falta de esclarecimento acerca do processo do parto resultam em respostas emocionais que influenciam na escolha do tipo de parto. Nesse sentido, a compreensão biológica da dor resulta-se da relação com outras dimensões socioculturais, psico-afetiva e assistencial institucional, com base na compreensão da vivência parturitiva da dor sentida pela mulher. Esse estudo possui o objetivo de compreender qual o alcance do princípio da autonomia no processo de controle da dor do parto, abordando os elementos influenciadores da dor do parto. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, onde se constatou que a humanização da assistência ao parto de forma integral valoriza o ambiente, a relação profissional-paciente, o uso de processos químicos para o alívio da dor, bem como o direito de escolha da parturiente em presenciar ou não a dor e participar das decisões que envolvem o processo do parto no qual está inserida. A partir desse entendimento, é necessário o respeito do limite ético da dor, garantindo a humanização do parto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAGÃO, H. T. et al. Trabalho de parto e os métodos não farmacológicos para alívio da dor: Revisão Integrativa. In: Congresso Internacional de Enfermagem. 2017.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diretriz Nacional de Assistência ao Parto Normal. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos Esplanada dos Ministérios, 2016.

CONSELHO NACIONAL DE ÉTICA PARA AS CIÊNCIAS DA VIDA. Destino da Placenta após o Parto. 86/CNECV (Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida) /Janeiro de 2016.

COSTA, M. L. et al. Episiotomia no parto normal: incidência e complicações. Carpe Diem: Rev. Cultural e Científica do UNIFACEX, v. 13, n. 1, p. 173-187, 2015.

LIMA, W. M. et al. A Experiência do Parto a partir do olhar de mães adolescentes. Rev. Educação, Psicologia e Interfaces. Vol. 2, N1, p. 121- 134, 2018.

OLIVEIRA, M. S. M. Humanização do parto. Nasce o respeito. Informações práticas sobre seus direitos. Recife: Assessoria Ministerial de Comunicação; Comitê Estadual de Mortalidade Materna de Pernambuco, Procuradoria Geral de Justiça, 2015.

OLIVEIRA, V. J. O sensível e o insensível na sala de parto: interdiscursos de profissionais de saúde e mulheres [tese]. Belo Horizonte (MG): Escola de Enfermagem, O ethos e o pathos na sala de parto. Rev. Gaúcha Enferm, 2017.

PEREIRA, R. M.; FONSECA, G. O.; PEREIRA, A. C. C. C.; GONCALVEZ, G. A.; MAFRA, R. A. Novas práticas de atenção ao parto e os desafios para a humanização da assistência nas regiões sul e sudeste do Brasil. SCIELO, 2018.

REIS, C. C. et al. Percepção das mulheres sobre a experiência do primeiro parto: implicações para o cuidado de enfermagem. Ciencia y Enfermería, v. 23, n. 2, p. 45-56, 2017.

REIS, C. C.; SOUZA, K. R. F.; ALVES, D. S.; TENÓRIO, I. M.; NETO, W. B. Percepção das mulheres sobre a experiência do primeiro parto: implicações para o cuidado de enfermagem. Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal-REDALYC, 2017.

RETT, M. T.; OLIVEIRA, D. M.; SOARES, E. C. G.; SANTANA, J. M.; GOMES, K. C.; ARAÚJO, M. A. Satisfação e percepção de dor em puérperas: um estudo comparativo após parto vaginal e cesariana em maternidades públicas de Aracaju. Arquivos Brasileiros de Ciências da Saúde, Sergipe, 2017.

RODRIGUES, M. S. Humanização no processo de parto e nascimento: implicações do plano de parto. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, 2017.

SÃO PAULO. Lei nº 15.759 de 25 de Março de 2015. Assegura o direito ao parto humanizado nos estabelecimentos públicos de saúde do Estado e dá outras providências. Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, 2015. Disponível em: <http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2015/lei-15759-25.03.2015.html>. Acesso em: 13 set. 2018.

SILVA, S; NASCIMENTO, R; COELHO, E. C. Práticas de enfermeiras para promoção da dignificação, participação e autonomia de mulheres no parto normal. Escola Anna Nery Rev. de Enfermagem, Universidade Federal da Bahia. Salvador-BA, 2015.

VARGENS, O. M. C.; SILVA, A. C. V.; PROGIANT, J. M. Contribuição de enfermeiras obstétricas para consolidação do parto humanizado em maternidades no Rio de Janeiro-Brasil. Scielo, Rio de Janeiro, 2017.

Downloads

Publicado

2019-10-09

Como Citar

Santana, A. C. C. S. de, Santos, L. E. S. dos, Santos, T. de O., & Santos, L. S. dos. (2019). O PRINCÍPIO DA AUTONOMIA NA HUMANIZAÇÃO DO PARTO. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 5(3), 155. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/6962

Edição

Seção

Artigos