UMA PAUSA PARA RESPIRAR NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Auteurs-es

  • Bruna de Jesus Oliveira Universidade Tiradentes
  • Lígia Maria Lorenzetti de Santics Pires “Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Psicóloga pela Universidade Tuiuti - Curitiba - Paraná. Professora Titular adjunto III da graduação de Psicologia na Universidade Tiradentes - UNIT
  • Cleberson Franclin Tavares Costa Mestre e Doutorando em Saúde e Ambiente; Psicólogo pela Universidade Tiradentes – UNIT; Professor Titular em Educação a Distância e Presencial na Universidade Tiradentes – UNIT.

Mots-clés :

Escola, psicologia escolar, relaxamento.

Résumé

Trata-se de um relato de experiência em Estágio Básico pela Universidade Tiradentes na área de Psicologia Escolar em uma escola particular em Aracaju/Sergipe. Foi proposta uma intervenção na escola com os alunos dos 3º e 4º anos cujo objetivo foi promover, por meio de técnicas e métodos de relaxamento, um espaço acolhedor e confortável dentro da sala de aula no momento pós-recreio. A intervenção é uma pesquisa-ação e foi dividida em três momentos: Apresentação do projeto à coordenação responsável; Intervenções propriamente ditas e Feedback com alunos e professoras. Foram previstos encontros semanais com duração de, em média, cinco minutos. Foram seis encontros com os alunos e dois com as professoras. De forma geral, os alunos foram receptivos ao projeto e a maior parte dos alunos participou das atividades propostas – técnicas de relaxamento e fantasias dirigidas. Contudo, devem-se levar em consideração as limitações e variáveis presentes no estudo, visto que foi realizado em um contexto social. Em pesquisas futuras, sugere-se maior frequência e tempo para as intervenções, além de uso de recursos audiovisuais para maior engajamento dos participantes no que é proposto.

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Publié-e

2019-03-18

Comment citer

de Jesus Oliveira, B., Pires, L. M. L. de S., & Costa, C. F. T. (2019). UMA PAUSA PARA RESPIRAR NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 5(2), 157. Consulté à l’adresse https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/6620

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