O impacto do estágio na formação do farmacêutico no cuidado ao paciente idoso

Auteurs-es

  • Maria Izabel Gomes Alves Universidade Tiradentes
  • Priscila Souza de Sena Rios Universidade Tiradentes
  • Marcos Cardoso Rios Universidade Tiradentes

Mots-clés :

Serviços de farmácia, Metodologias ativas, Análise de satisfação

Résumé

Entende-se que estágio curricular é a prática em farmácia, uma oportunidade da aplicabilidade, uma relação direta entre a teoria e o exercício profissional. Mediante o objetivo do trabalho foi à efetivação do Estágio Farmacêutico como eixo indutor ao exercício pleno da prática de Atenção Farmacêutica, através da análise de percepções. Trata se de um estudo analítico, quantitativo e qualitativo, transversal, através da aplicação de formulários, realizado em evento de intervenção farmacêutica, no período de junho de 2012. Foram incluídas na pesquisa, todas as voluntárias assistidas no Programa de Atenção Farmacêutica e integrantes do Programa de Assistência Integral à Melhor Idade – PAIMI, sendo investigadas as percepções e produções dos educadores (alunos) através de formulários específicos aplicados às educandas (idosas). Os educandos autoavaliaram o seu desenvolvimento. Os resultados mostraram que as ações baseadas em problemas foram bem aceitas no grupo, com índices variando entre ótimo para a educação (77%), cortesia (69%) e satisfação das participantes ao programa foi entre ótimo a bom. O estágio farmacêutico permitiu o melhor aproveitamento dos estagiários e permitiu ao aluno novas metodologias de aprendizado.

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Maria Izabel Gomes Alves, Universidade Tiradentes

Curso de Farmácia

Priscila Souza de Sena Rios, Universidade Tiradentes

Curso de Farmácia

Marcos Cardoso Rios, Universidade Tiradentes

Curso de Farmácia

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Publié-e

2013-02-26

Comment citer

Alves, M. I. G., Rios, P. S. de S., & Rios, M. C. (2013). O impacto do estágio na formação do farmacêutico no cuidado ao paciente idoso. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 1(2), 107–120. Consulté à l’adresse https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/551

Numéro

Rubrique

Artigos