EFEITO DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA NA REGIÃO PARASACRAL NA BEXIGA HIPERATIVA

Autores/as

  • Davi Santana Sousa Universidade Tiradentes
  • Laís Bispo Silva Universidade Tiradentes
  • Licia Santos Santana Universidade Tiradentes

Resumen

Introdução: A bexiga hiperativa é um tipo de incontinência urinária e é definida como uma síndrome causada pelo mau funcionamento do trato urinário inferior que acomete cerca de 15% dos homens e 40% das mulheres. Pode ser causada por diversos fatores e tem como sintomas a noctúria e em alguns casos, urgência. Objetivo: este estudo busca analisar, através de um levantamento bibliográfico, o efeito da Estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) na região parasacral na bexiga hiperativa. Metodologia: o estudo trata-se de uma revisão de literatura que tem como finalidade analisar artigos anteriores que comprovem a eficácia da intervenção e ajude no desenvolvimento da pesquisa que para ser efetuada, foi analisado seis artigos, a partir dos critérios de inclusão, entre os anos de 2015 e 2020, nas bases de dados: PubMed, Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs). Resultados e Discussão: Para uma melhor análise dos artigos, foi elaborada uma tabela contendo as informações sobre autor/ano, título, objetivos, metodologia, resultados e conclusão para melhor entendimento do estudo. A partir disso, foi possível notar que geralmente o TENS traz resultados bons no tratamento da bexiga hiperativa quando não houver patologias associadas, for usada acima de vinte sessões e a depender dos parâmetros usados no aparelho. Conclusão: Conclui-se que o uso do TENS para essa síndrome tende a ser a melhor intervenção uma vez que não leva a efeitos colaterais, podendo ser associado a outros tipos de tratamento, como a terapia comportamental, para melhores obtenções de resultados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Davi Santana Sousa, Universidade Tiradentes

Graduando em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes (2016.1). Foi Monitor da disciplina Recursos Terapêuticos Manuais na Universidade Tiradentes, Aracaju, Se. Foi Monitor / Facilitador de Dança e Coreógrafo através do projeto federal Novo Mais Educação e do projeto local Talent's Night em Colégios e Escolas Municipais e Estaduais do município de Campo do Brito, SE. Foi Membro e Diretor de Atividades Práticas de Extensão e Comunicação da Liga Acadêmica de Fisioterapia em Saúde Pública (LAFS) e foi Membro do Grupo de Estudos em Coluna Vertebral e Terapia Manual (ECTM) do ITC Vertebral de Aracaju, Sergipe. Presidente da Liga de Estudos e Pesquisa em Práticas de Fisioterapia (LAPEFis). Presidente da Liga Acadêmica de Fisioterapia na Saúde da Criança (LAFISC). Membro da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO) e Participa da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia de Sergipe (ABENFISIO-SE). Presidente do Centro Acadêmico de Fisioterapia da Universidade Tiradentes - CAFisio Agonista (Gestão 2019.1 e 2019.2) - Presidente Interino no período de 2020.1 e 2020.2. Representante Nacional do Brasil na RED Latinoamericana de Estudiantes de Fisioterapia y Kinesiologia (RELEFYK), por meio da Executiva Nacional dos Estudantes de Fisioterapia (ENEFi). Mentor no Projeto Mentoria (UNIT/SE). Socorrista pelo Núcleo de Ensino em Saúde e Emergência de Sergipe (NESES) e formação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), sendo que todas as instituições seguem e mantém as normas, condutas e protocolos da American Heart Association (AHA). Escritor, com registro na Biblioteca Nacional, com experiência em poesia e dissertação. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia.

Laís Bispo Silva, Universidade Tiradentes

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes (UNIT). Fundadora e vice-presidente da Liga Acadêmica de Dermatofuncional (LAFDEF) e Integrante da Comissão de Ética do Centro Acadêmico do curso de Fisioterapia, Aracaju- Sergipe. Pós- graduanda em Fisioterapia Dermatofuncional e Pós-graduanda em Fisioterapia pélvica com ênfase em Obstetrícia pelo Instituto especializado em saúde. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia.

Licia Santos Santana, Universidade Tiradentes

Possui graduação em FISIOTERAPIA pela Universidade Tiradentes - UNIT (2007), Título de Especialista pelo COFFITO (2016), Especialização (Pós-graduação Latu Senso) em Fisioterapia em Saúde da Mulher pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (2008), Doutora (2016) e Mestre (2011) pelo departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FMRP/USP e pós-doutoranda em fisioterapia (UNIT). Fez estágio no pré-parto e pós-parto do Centro de Referência para a Saúde da Mulher(Ribeirão Preto), aluna pesquisadora da Faculdade de medicina de Ribeirão Preto da USP. Trabalhou como professora temporária da disciplina dermatofuncional UFS (2012/2013). Docente do curso de fisioterapia e Estética e Cosmética da Universidade Tiradentes (UNIT). Membro do grupo de pesquisa Estudos Interdisciplinares em Neurociências e Biotecnologia (EINB/UNIT). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase nos seguintes temas: fisioterapia, dermatofuncional, estética, neonatologia, saúde da mulher, qualidade de vida, assoalho pélvico, neoplasias mamárias, sexualidade, pós-parto, trabalho de parto, parto e gestação. Membro e Conselheira Fiscal da Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher (ABRAFISM)., Membro da associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT), Participa da Associação Brasileira de Ensino de Fisioterapia de Sergipe (ABENFISIO-SE) e da Associação Brasileira de Dermatofuncional (ABRAFIDEF)

Publicado

2021-04-06

Cómo citar

Sousa, D. S., Silva, L. B., & Santana, L. S. (2021). EFEITO DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA NA REGIÃO PARASACRAL NA BEXIGA HIPERATIVA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 6(3), 23. Recuperado a partir de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/9690

Número

Sección

Artigos