REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores/as

  • Sandro Rogério Almeida Matos Junior UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Samara Stephanny Morais Santos Matos Universidade Tiradentes

Palabras clave:

Educação em Saúde, Educação, Enfermagem

Resumen

Trata-se de revisão integrativa, com o objetivo tecer um recordatório sobre a história da saúde brasileira e refletir sobre a educação em saúde no Brasil. Os dados foram coletados em busca eletrônicas nas bases de dados Google Acadêmico, PubMed e Scielo, os principais descritores foram; educação em saúde, educação e enfermagem, utilizando o operador booleano and entre as palavras. Como objeto o estudo de artigos científicos, teses, dissertações e capítulos de livros. De acordo com o estudo, no Brasil, a transição demográfico-epidemiológica caracteriza-se pela prevalência cada vez mais elevada de doenças e fatores de risco relacionados com os estilos de vida, o que exige uma profunda transformação do modelo sanitário assistencial, com a maior oferta de serviços e ações preventivas e de promoção e educação em saúde baseadas em evidências, o que inclui iniciativas inovadoras de informação, educação e comunicação. É permanente a reflexão sobre as práticas educacionais em saúde nos campos de atuação, que a cada dia se torna desafiador, em meio a tantas adversidades, o que requer do enfermeiro habilidades, conhecimentos técnicos-científicos.

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Biografía del autor/a

Sandro Rogério Almeida Matos Junior, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Graduando em Enfermagem Bacharelado pela Universidade Tiradentes.

Samara Stephanny Morais Santos Matos, Universidade Tiradentes

Orientadora. Enfermeira e Pós-Graduanda em Enfermagem Cardiológica pela Universidade Tiradentes

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Publicado

2018-04-16

Cómo citar

Rogério Almeida Matos Junior, S., & Stephanny Morais Santos Matos, S. (2018). REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 4(3), 83. Recuperado a partir de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/5121

Número

Sección

Artigos