RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM FRENTE AO ESTÁGIO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Marcos Rodrigues Rodrigues Santos Universidade Tiradentes
  • Shirley Dósea dos Santos Naziazeno Universidade Tiradentes

Resumo

Uns dos campos de conhecimentos que mais exige preconizam sua existência no estágio curricular é a Unidade de Terapia Intensiva, que tem como objetivo preparar o aluno para prestar assistência de Enfermagem a pacientes críticos que apresentam disfunções orgânicas como também aqueles que estão no período perioperatório. O objetivo geral deste estudo é relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem durante o primeiro dia de estágio em uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital de grande porte no município de Aracaju. Trata-se de uma pesquisa descritiva, baseada em relatos de experiências de oito acadêmicos do curso de enfermagem de uma universidade privada. Através do instrumento de coleta de dados aplicado pôde-se detectar sentimentos, frustações, bem como a relação inter-pessoal da equipe de estágio com a do setor, a abordagem utilizada pelo professor, satisfação quanto a graduação e o estágio e a articulação entre a teoria e a prática. Pôde-se verificar que ainda há barreiras que precisam ser quebradas na universidade, de modo que permitam um melhor conhecimento e aprimoramento de informações. Vale salientar a importância de surgimentos de projetos que facilitem a vivencia dos alunos nos estágios curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BURGATTI, Juliane Cristina et al. Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da competência ético-política na formação inicial em Enfermagem/Pedagogical strategies for developing ethical and political competence in nursing education/Estrategias pedagógicas para el desarrollo de la competencia ética y política en la formación inicial en Enfermería. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 66, n. 2, p. 282, 2013.

BLANCO, Bruna et al. A importância da liderança do enfermeiro no gerenciamento das relações interpessoais entre a equipe de saúde. Rev. pesqui. cuid. fundam.(Online), v. 5, n. 3, p. 211-217, 2013

CASATE, Juliana Cristina; CORRÊA, Adriana Katia. Vivências de alunos de enfermagem em estágio hospitalar: subsídios para refletir sobre a humanização em saúde. Rev Esc Enferm USP, v. 40, n. 3, p. 321-8, 2006.

DIAS, Emerson Piantino et al. Expectativas de alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em instituições de saúde. Revista Psicopedagogia, v. 31, n. 94, p. 44-55, 2014.

LUZIA, Melissa de Freitas; COSTA, Francine Melo da; LUCENA, Amália de Fátima. O ensino das etapas do processo de enfermagem: revisão integrativa. Revista de Enfermagem UFPE On Line. Recife. Vol. 7, n. 11 esp (nov. 2013), p. 6678-6687, 2013.

SCHERER, Zeyne Alves Pires; SCHERER, Edson Arthur; CARVALHO, Ana Maria Pimenta. Reflexões sobre o ensino da enfermagem e os primeiros contatos do aluno com a profissão. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 14, n. 2, p. 285-291, 2006.

Downloads

Publicado

2017-11-22

Como Citar

Rodrigues Santos, M. R., & Naziazeno, S. D. dos S. (2017). RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM FRENTE AO ESTÁGIO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 4(2), 90. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/4080

Edição

Seção

Artigos