QUALIDADE DE VIDA E GINÁSTICA LABORAL: relato do estágio supervisionado em um órgão público da cidade de Aracaju

Autores/as

  • Dyna Rosy Alves de Oliveira Universidade Tiradentes
  • Carla Fabiane dos Santos Lemos Universidade Tiradentes
  • Marilene Batista da Cruz Nascimento Universidade Tiradentes
  • Patricia de Sousa Nunes Silva Universidade Federal de Sergipe

Palabras clave:

Qualidade de vida, Ginástica laboral, Estágio supervisionado

Resumen

Este estudo tem como objetivo descrever as atividades de ginástica laboral desenvolvidas no Estágio Supervisionado obrigatório, realizado com acadêmicos do 6° período do curso de bacharelado em Educação Física da Universidade Tiradentes, no período de 2014, na Diretoria de Educação de Aracaju. A caracterização do campo de estágio, os aspectos estruturais e administrativos, as observações e as intervenções promoveram o encontro entre a realidade da rotina de trabalho de profissionais com acadêmicos da área. O profissional em Educação Física tem o compromisso em prevenir, promover e cuidar da saúde. As etapas do planejamento da ginástica laboral, como: avaliação e diagnóstico, planejamento e estruturação do programa, conscientização de colaboradores por meio de palestras motivadoras, implementação e avaliação dos resultados revelaram a importância de um bom plano de trabalho para o direcionamento das atividades laborais que visam reduzir o absenteísmo e melhorar a produtividade dos colaboradores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dyna Rosy Alves de Oliveira, Universidade Tiradentes

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Educação Física pela Universidade Tiradentes. Membro do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIHM/Unit/CNPq).

Carla Fabiane dos Santos Lemos, Universidade Tiradentes

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Tiradentes. Membro do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIHM/Unit/CNPq). Monitora da disciplina de Cineantropometria. 

Marilene Batista da Cruz Nascimento, Universidade Tiradentes

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação pela Universidade Tiradentes. Especialista em Psicopedagogia Institucional e licenciada em Pedagogia. Docente da Universidade Tiradentes dos Cursos de Licenciatura em Educação Física, Ciências Biológicas e Matemática e da Diretoria de Educação a Distância.

Patricia de Sousa Nunes Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Mestra em Educação pela Universidade Tiradentes. Especialista em Psicomotricidade pela Faculdade Pio Décimo. Graduada em Educação Física e em Gestão Pública pela Universidade Tiradentes. 

Publicado

2015-10-26

Cómo citar

Oliveira, D. R. A. de, Lemos, C. F. dos S., Nascimento, M. B. da C., & Silva, P. de S. N. (2015). QUALIDADE DE VIDA E GINÁSTICA LABORAL: relato do estágio supervisionado em um órgão público da cidade de Aracaju. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 3(1), 141–152. Recuperado a partir de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/2448

Número

Sección

Artigos