O LIDAR COM A MORTE E O MORRER NA ADOLESCÊNCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores/as

  • Sílvia Márcia dos Santos Sandes UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Adilma Rezende Santos UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Alessandra Regina Candido Nascimento UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Luciana Neves Gomes UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Tatiana de Carvalho Socorro UNIVERSIDADE TIRADENTES

Resumen

O processo de morte e morrer acarreta no adolescente e sua família diversos mecanismos de defesa, tais como isolamento e negação. Em decorrência do prejuízo à saúde mental de todos os envolvidos no processo de uma doença em estado terminal, em especial o adolescente; e pela complexidade desse momento, é que o presente estudo tem como objetivo refletir sobre como o adolescente, em estado terminal, lida com a morte e o morrer. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, bibliográfica do tipo revisão integrativa com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado tomando por base o período de 2018 a 2022, e os dados coletados nas bases eletrônicas: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico. Desse modo, constatou-se que os pacientes adolescentes, no curso da sua doença terminal, não estavam em acompanhamento psicológico, apresentaram dificuldade em falar sobre o tema e sentiram ausência de um diálogo aberto a respeito do seu diagnóstico e prognóstico. Por fim, espera-se que esse estudo propicie um incremento de pesquisas em relação a este tema, em virtude da escassez de pesquisas, e que essa produção científica contribua para o avanço do conhecimento na área da adolescência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sílvia Márcia dos Santos Sandes, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) (2016). Especialista em Enfermagem de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização pela SOBECC (2019). MBA em Administração Hospitalar com Ênfase em Auditoria pela Universidade Severino Sombra (2010). Graduada em Enfermagem Bacharelado pela UFS (2007). Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade Tiradentes – UNIT.

Adilma Rezende Santos, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Graduada em Letras Português; Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade Tiradentes – UNIT.

Alessandra Regina Candido Nascimento, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Graduada em Direito; Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade Tiradentes – UNIT.

Luciana Neves Gomes, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Graduada em Serviço Social; Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade Tiradentes – UNIT.

Tatiana de Carvalho Socorro, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Doutora pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), 2017. Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), 2006. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 2004. Começou a atuar profissionalmente em 2005 como psicóloga de uma instituição filantrópica para idosos em Recife/PE (Lar Padre Zegri). Desde esta data até os dias atuais, tem atuado como psicóloga clínica. De 2007 até 2011 ministrou aulas em graduação e pós-graduação em instituições de ensino superior (FASB e FAAHF). Em 2010, atuou como psicóloga concursada do CRAS na Prefeitura Municipal de Cristópolis/BA, e professora-pesquisadora da Plataforma Freire (UNEB). Foi membro do Núcleo Docente Estruturante (FAAHF), em 2011. Atuou como pesquisadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC/UNIT) em 2013. No presente momento, é docente de cursos presenciais e EAD da Universidade Tiradentes (UNIT), é orientadora no Projeto Mentoria (UNIT/SE), e membro do Núcleo de Desenvolvimento Docente (NDD) da Universidade Tiradentes. Psicóloga.

Publicado

2023-10-30

Cómo citar

dos Santos Sandes, S. M. ., Rezende Santos, A., Candido Nascimento, A. R., Neves Gomes, L., & de Carvalho Socorro, T. (2023). O LIDAR COM A MORTE E O MORRER NA ADOLESCÊNCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 8(2), 58–68. Recuperado a partir de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/11486

Número

Sección

Artigos