MERCADO DE TRABALHO E GÊNERO: DESIGUALDADE E ESTEREÓTIPOS
Palabras clave:
Mulher, Mercado de Trabalho, Estereótipos, Desigualdade, Papel Social.Resumen
Há na história um absolutismo masculino que tem como consequência direta a submissão feminina. Essa visível padronização dos gêneros contribui para afirmar os papéis sociais, sendo a discriminação do trabalho feminino, um dos resultados desta. Por consequência, as mulheres acabam assumindo uma dupla jornada de trabalho, porém, mesmo com essa dupla jornada de trabalho, existe uma marcante desigualdade salarial. Ou seja, mesmo após conquistar um cargo de chefia, mulheres não conseguem a validação necessária no âmbito do trabalho. Esse estudo possui caráter dissertativo-argumentativo e uma abordagem qualitativa, baseada em análise de livros, além de uma revisão bibliográfica fundamentada em 16 artigos. Conclui-se que os estereótipos de gênero geram desigualdades na inserção no mercado de trabalho e que há uma limitação direta para as mulheres quanto a área de atuação devido ao padrão, por exemplo da maternidade, que limita a mulher a cargos onde tenha que zelar por algo e também causa uma desvantagem direta na contratação. Portanto, há uma evidência de uma possível intervenção no papel social feminino, com uma desconstrução desse papel e validação do direito à igualdade no trabalho.Descargas
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