LIDERANÇA EM ENFERMAGEM: DESAFIO NAS PRÁTICAS GERENCIAIS A PARTIR DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Authors

  • Sr. ª Rebecca Maria Oliveira de Góis Professor Assistente I - UNIT
  • sra ALESSANDRA DE ANDRADE ALVES DOS SANTOS UNIT
  • SR.A JOSEFA BARBOSA DOS REIS unit
  • sra JOSEFA ELIZÂNGELA DA FONSÊCA FREITAS graduanda de enfermagem da UNIT
  • sra ROSEMÁRIA ELIAS CALAZANS SANTOS graduanda de enfermagem da UNIT

Keywords:

Serviços de Enfermagem, Liderança e Equipe de Enfermagem

Abstract

Introdução Liderança é um processo de influenciar as pessoas a mudarem, e consiste no exercício da influência de um indivíduo sobre um grupo.  Desta forma, desenvolver a competência “de ser líder” faz referência ao enfermeiro estar apto para assumir esta posição de líder na equipe multiprofissional de saúde, com o intuito de promover o bem-estar da comunidade, e considerando, no seu exercício, o compromisso, a responsabilidade, a empatia, a habilidade para tomada de decisões, comunicação e o gerenciamento de forma efetiva e eficaz. Contudo, fatores como falta de entrosamento com a equipe de enfermagem, a dificuldade em tomar decisões e de se posicionar diante da equipe dificultam o exercício da liderança. A partir disso, este estudo tem como pergunta norteadora: Quais as principais dificuldades e desafios encontrados pelo enfermeiro no exercício da liderança em diferentes contextos a partir de um estudo bibliográfico? O trabalho justifica-se por perceber que o exercício da liderança em enfermagem no contexto atual compõe uma realidade que permeia as ações do enfermeiro e que consiste em uma temática difícil, tornando-se imprescindível a procura por novos conhecimentos e habilidades que auxiliem no pensamento crítico dos problemas, e consequentemente, na resolução dos conflitos que emergem no seu cotidiano de trabalho. Objetivo: identificar as dificuldades e desafios enfrentados pelo enfermeiro no exercício da liderança junto à equipe de enfermagem e as estratégias adotadas. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica na base de dados do Scielo, Bireme, no qual foram incluídos trabalhos publicados nos últimos 10 anos, no formato de artigos, teses e dissertações, em português. Resultados: A partir da leitura dos artigos foram estabelecidas 03 categorias: Liderança em enfermagem: concepções iniciais; Principais desafios encontrados na liderança em enfermagem; O atributo da liderança no gerenciamento em enfermagem. Conclusões: Logo, torna-se essencial o conhecimento acerca das dificuldades e desafios que são encontrados no exercício da liderança em enfermagem, uma vez que, este conhecimento possibilita a construção de estratégias que venham a sanar essas dificuldades, além de permitir que o enfermeiro-líder possa auxiliar na construção e mudança da estrutura de trabalho de sua equipe e da instituição nos diferentes processos que envolvem a liderança, e assim disponibilizar uma assistência de qualidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sr. ª Rebecca Maria Oliveira de Góis, Professor Assistente I - UNIT

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UEFS

sra ALESSANDRA DE ANDRADE ALVES DOS SANTOS, UNIT

gRADUANDA DE ENFERMAGEM

SR.A JOSEFA BARBOSA DOS REIS, unit

graduanda de enfermagem

sra JOSEFA ELIZÂNGELA DA FONSÊCA FREITAS, graduanda de enfermagem da UNIT

graduanda de enfermagem da UNIT

sra ROSEMÁRIA ELIAS CALAZANS SANTOS, graduanda de enfermagem da UNIT

graduanda de enfermagem da UNIT

References

REFERÊNCIAS:

Amestoy SM, Backes VMS, Trindade LL, Canever BP. Produção científica sobre liderança no contexto da enfermagem. Rev. esc. enferm. USP vol.46 no.1 São Paulo Feb. 2012.

Balsanelli AP, Cunha ICKO. Liderança no contexto da enfermagem. Rev Esc Enferm USP 2006; 40(1):117-22.

Christovam B, Santos I. A instituição da liderança dos enfermeiros em questões de saúde. Rev. bras. enferm. v.58 n.5 Brasília set./out. 2005.

Gelbcke FL, Souza LA, Sasso GM, Nascimento E, Bulb MBC. Liderança em ambientes de cuidados críticos: reflexões e desafios à Enfermagem Brasileira. Rev. bras. enferm. vol.62 no.1 Brasília Jan./Feb. 2009.

Lanzon GMM, Meirelles BHS. Liderança do enfermeiro: uma revisão integrativa da literatura. Rev. Latino-Am. Enfermagem 19(3):[08 telas] maio-jun 2011.

Ribeiro M, Santos SL, Meira TGBM. Refletindo sobre liderança em enfermagem. Esc Anna Nery R Enferm 2006 abr; 10 (1): 109 – 1.

Santos I, Oliveira SRM, Castro CB. Gerência do processo de trabalho em enfermagem: liderança da enfermeira em unidades hospitalares. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2006 Jul-Set; 15(3):393-400.

Santos JLG, Lima MADS, Pestana AL, Garlet ER, Erdmann AL. Desafios para a gerência do cuidado em emergência na perspectiva de enfermeiros. Acta paul. enferm. vol.26 no.2 São Paulo 2013.

Silva LF, Cunha ICKO. Liderança em enfermagem: conceitos, evolução e dificuldades dos enfermeiros. Rev Enferm UNISA 2005; 6: 58-63.

Sousa LB, Barroso MGT. Reflexão sobre o cuidado como essência da liderança em enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm 2009 jan-mar; 13 (1): 181-187

Vendemiatti M, Siqueira ES, Fernando Filardi F, Binotto E, Simioni FJ. Conflito na gestão hospitalar: o papel da liderança. Ciênc. saúde coletiva vol.15 supl.1 Rio de

Vilela PF, Souza AC. Liderança: um desafio para o enfermeiro recém-formado. Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2010 out/dez; 18(4):591-7.

Published

2015-10-26

How to Cite

Oliveira de Góis, S. ª R. M., ALVES DOS SANTOS, sra A. D. A., BARBOSA DOS REIS, S. J., DA FONSÊCA FREITAS, sra J. E., & CALAZANS SANTOS, sra R. E. (2015). LIDERANÇA EM ENFERMAGEM: DESAFIO NAS PRÁTICAS GERENCIAIS A PARTIR DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 3(1), 73–86. Retrieved from https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/2429

Issue

Section

Artigos