NAPPS – UNIT EM ARACAJU/SERGIPE: LEVANTAMENTO DOS ESTUDANTES ATENDIDOS EM 2018. 1 DOS CURSOS DE ENFERMAGEM E PSICOLOGIA
Schlagworte:
Estudantes. Educação superior. Sistemas de Apoio Psicossocial.Abstract
O objetivo deste artigo circula em torno das principais queixas apresentadas pelos estudantes atendidos no Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Psicossocial – NAPPS. Em primeiro momento, foi feita análise de 33 estudantes e depois reduzida para 4, todos entre o 1º ao 10º período da Universidade Tiradentes de Aracaju do estado de Sergipe. Justifica-se o estudo por sua relevância na prática do profissional da psicologia, visto que dará subsidio para aprimoração dos serviços prestados pelo NAPPS. A metodologia utilizada, quanto à modalidade de pesquisa foi a exploratória e a documental. O tipo de pesquisa foi o exploratório e o método consagrado foi dedutivo.Downloads
Literaturhinweise
ARAÚJO, C. L.; BRESSAN, V. R. Ações de promoção à saúde, atenção psicossocial e educacional como práticas de integração universitária. In: CONGRESOS CLABES, Panamá, 2017. Anais. Panamá: Coferencia Latino Americana sobre Abandono en la Educación Superior, 2017. p. 1-8.
BAGGI, C. A. DOS S.; LOPES, D. A. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: Uma discussão bibliográfica. Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 16, n. 2, 5 abr. 2011.
BENAVENTE, S. B. T.; COSTA, A. L. S. Respostas fisiológicas e emocionais ao estresse em estudantes de enfermagem: revisão integrativa da literatura científica. Acta Paulista de Enfermagem, v. 24, n. 4, p. 571–576, 2011.
CAMARGO, S. P. H.; ROSA, C. A. Competência social, inclusão escolar e autismo: Revisão crítica da literatura. Psicologia & Sociedade, v. 21, n. 1, p. 65-74, 2009.
CARVALHO, E. A. DE et al. Índice de ansiedade em universitários ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 14, n. 3, p. 1290–1298, 11 out. 2015.
COSTA, K. et al. Ansiedade em universitários na área da saúde. II Congresso Brasileiro de Ciência da Saúde, 2016. Disponível em: < http://editorarealize.com.br/revistas/conbracis/trabalhos/TRABALHO_EV071_MD1_SA13_ID592_14052017235618.pdf>, acessado em 16 de abril de 2018.
MENEZES, F. M. F. et al. Mensuração dos níveis de ansiedade traço e estado em estudantes do curso de enfermagem. Interfaces Científicas - Humanas e Sociais, v. 6, n. 3, p. 93–100, 12 mar. 2018.
RAMOS, F. P. et al. Desafios na trajetória acadêmica e apoio psicológico ao estudante universitário: contribuições de dois Projetos de Extensão. Revista Guará, v. 6, n. 9, 26 jun. 2018.
SOUZA, R. V. F. D. Nível de ansiedade em acadêmicos do curso de enfermagem de um centro universitário localizado em uma capital da região norte. 2017. 32f. Artigo (Graduação em Enfermagem - Bacharelado) - Centro Universitário São Lucas, Rio Grande do Sul.
WAGNER, G. A.; DE ANDRADE, A. G. Uso de álcool, tabaco e outras drogas entre estudantes universitários brasileiros. Revista Psiquiatria Clínica, v. 1, n. 35, p. 48-54, 2008.
WERMELINGER, M.; FILHO, A. A.; MACHADO, M. H. Formação técnica em saúde: expectativas, dilemas e (des)ilusões do aluno. Boletim Técnico do Senac, v. 37, n. 2, p. 61–71, 19 ago. 2011.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a revista. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.