VIOLÊNCIA: ABORDAGEM, ATUAÇÃO E EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autor/innen

  • Diana Cavalcante Martins Universidade Tiradentes

Abstract

Sendo a violência é um problema universal de saúde pública devido ao alto índice de morbimortalidade, afetando assim a qualidade de vida da população. É definida como violência qualquer conduta sendo ação ou omissão de caráter intencional que possa causar ou venha a causar dano. O enfermeiro é um dos profissionais de maior presença nos cenários do cuidar, sendo um dos primeiros a entrar em contato com as vítimas de violência, entretanto esses profissionais encontram-se pouco familiarizado para a prestação da assistência para as vítimas. Esse fato deve-se a lacuna da abordagem do tema violência nas universidades, sendo abordada de forma fragmentada e pontual, formando profissionais com fragilidades para a identificação e cuidados das vítimas. A presente pesquisa teve como objetivo principal avaliar como o tema violência está inserido nos currículos de ensino superior em enfermagem. Trata-se de uma análise documental e de revisão sistemática da literatura, exploratória, com a abordagem qualitativa. Foram avaliados Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), disponíveis na internet, de alguns cursos de graduação em Enfermagem no Nordeste do Brasil, e artigos científicos provenientes de pesquisas nacionais, publicados nos últimos 9 anos (2008-2017) em português que se adequassem aos objetivos da pesquisa. A participação dos enfermeiros na identificação de maus tratos contra grupos vulneráveis favorece o planejamento de estratégias de superação da violência e a implantação de políticas de saúde pública voltadas a esse propósito. Entretanto em pesquisas, a maioria dos profissionais de saúde afirma ter tido pouco contato com o tema violência em sua graduação, sendo de grande relevância reavaliar as ementas dos cursos de enfermagem estimulando a inclusão desse tema. Ao analisar os PPCs percebeu-se que os conteúdos explícitos sobre violência encontravam-se principalmente nas disciplinas de saúde pública, saúde da criança e saúde da mulher. O estudo mostrou que as Universidades são cenários de importantes discussões acerca das violências e promove reflexões importantes para o futuro profissional, estimulando-o a se tornarem agentes de transformações fundamentais na área de saúde. Recomenda-se a realização de outras pesquisas que promovam reflexões sobre a formação em enfermagem no enfrentamento da violência. Sugere-se, portanto, repensar a violência como um tema transversal nos currículos de cursos da área da saúde; a implementação de metodologias ativas de aprendizagem que coloquem os discentes como sujeitos ativos durante o processo; a construção de projetos de extensão e pesquisa voltados à temática. Palavras – Chave: Enfermagem; Graduação; Violência

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Veröffentlicht

2017-11-22

Zitationsvorschlag

Martins, D. C. (2017). VIOLÊNCIA: ABORDAGEM, ATUAÇÃO E EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 4(2), 154. Abgerufen von https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/4603

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