A HIGIENIZAÇÃO HOSPITALAR: UMA SOLUÇÃO PALIATIVA

Autores

  • Joathan Borges Ribeiro Universidade Tiradentes
  • Gabriele de Andrade Leal Universidade Tiradentes
  • Edson Paulo Santos Lima Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Higienização, Microrganismos, Infecção Hospitalar.

Resumo

O presente artigo traz a higienização hospitalar como uma solução paliativa, pois, assim como os cuidados atenuantes ela visa trazer melhoras a saúde, contribuindo para que um indivíduo que está necessitado dos serviços hospitalares não seja afetado com uma possível infecção hospitalar causada pela falta de higienização. Além disso, um ambiente corretamente higienizado contribui também para o bem-estar físico dos pacientes, preservação de materiais e evita ainda alguns acidentes de trabalho. O estudo tem como objetivo identificar os procedimentos a serem seguidos para a higienização hospitalar, comparar a condição microbiológica antes e depois da higienização, diferenciar desinfecção de esterilização e analisar as consequências provenientes da desinfecção hospitalar e/ou ausência da mesma. A metodologia baseou-se na busca de livros e artigos científicos para a construção e elaboração das ideias a serem apresentadas, para propor respostas aos questionamentos apresentados. Foi obtido como resultado a percepção acerca da frequência para realização de procedimentos destinados a uma correta higienização hospitalar que se estabelecerá de acordo com a área a qual visa eliminar toda a sujidade e, consequentemente, os microrganismos que podem desencadear infecções. Além da distinção entre desinfecção, que consiste em um processo que elimina uma grande parcela dos microrganismos presentes nas superfícies hospitalares, e esterilização, utilizada como meio mais eficaz na eliminação microbiana por destruir, inclusive, os esporos bacterianos. Concluímos que apenas com a higienização não é possível extinguir o risco de infecções hospitalares, entretanto, não se pode deixar de levar em consideração a parcela de responsabilidade relacionada aos padrões de assepsia e de higiene do ambiente hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joathan Borges Ribeiro, Universidade Tiradentes

Discente do curso de Enfermagem

Gabriele de Andrade Leal, Universidade Tiradentes

Discente do curso de Enfermagem

Referências

ANDRADE, Denise de; ANGERAMIA, Emília LS; PADOVANIB, Carlos Roberto. Condição microbiológica dos leitos hospitalares antes e depois da sua limpeza. Revista de Saúde Pública. v. 34, n.2, p. 163-169, abr. 2000.

BARBOSA, Ayla Cristina Nóbrega. Avaliação microbiológica de artigos de uso médico numa unidade de terapia intensiva. Revista Eletrônica de Ciências. Campina Grande, v. 11, n. 16, out. 2011.

BRASIL. Ministério da saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segurança do paciente em serviços de saúde: limpeza e desinfecção de superfícies. Brasília (DF): Anvisa; 2010.

CHAVES, L. D. P., et al. Governança, Higiene e Limpeza Hospitalar: Espaço de gestão do enfermeiro. Ribeirão Preto, 2015.

ENGELKIRK, Paul G.; DUBEN-ENGELKIRK, Janet. Burton, microbiologia para as ciências da saúde. 9. ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2012. 436 p.

GUERRA, Leonardo Mousinho et. al. Processamento dos materiais médico-hospitalares: uma revisão bibliográfica sobre a eficácia da esterilização. Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção. v. 3, n.2, p. 62-66, set. 2013.

MADIGAN, Michael T.; MARTINKO, Jonh M.; PARKER, Jack. Microbiologia de Brock. 10. ed., 2. reimpr. São Paulo, SP: Prentice Hall, 2010. 608 p.

MUNDIM, Guilhermo Justino et. al. Avaliação da presença de Staphylococcus aureus nos leitos do Centro de Terapia Intensiva do Hospital Escola da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, em relação à posição no colchão antes e após a limpeza. RevSocBras de Med Trop. v. 36, n. 6, p. 685-688, nov-dez, 2003.

OLIVEIRA, Adriana Cristina de; DAMASCENO, Quésia Souza. Superfícies doambiente hospitalar como possíveis reservatórios de bactérias resistentes: uma revisão. RevEscEnferm. v. 44, n. 4, 2010.

OLIVEIRA, Adriana Cristina de; VIANA, Roberta El Hariri; DAMASCENO, Quésia Souza. Contaminação de colchões hospitalares por microrganismos de relevância epidemiológica: uma revisão integrativa. Revista de Enfermagem. Recife, v. 7, n.1, p 236-245, jan. 2013.

Organização Mundial de Saúde [OMS]. (2002). Definições e princípios. In R. A. Oliveira (Org.) (2008), Cuidado paliativo (pp. 15-32). São Paulo: Cremesp.

Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo [SAESP].Limpeza, desinfecção e esterilização de equipamentos utilizados em anestesia. São Paulo: Saesp, 2008. Disponível em:

SILVA, Nayara de Oliveira et. al. Avaliação da técnica de desinfecção dos colchões de uma unidade de atendimento a saúde. Revista Mineira de Enfermagem. v. 15, n. 2, p.242-247, 2011.

Downloads

Publicado

2017-11-22

Como Citar

Ribeiro, J. B., Leal, G. de A., & Lima, E. P. S. (2017). A HIGIENIZAÇÃO HOSPITALAR: UMA SOLUÇÃO PALIATIVA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 4(2), 61. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/4133

Edição

Seção

Artigos