EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: DESAFIOS E APLICABILIDADE
Abstract
Objetivo: Analisar os desafios para aplicabilidade da Educação Permanente em Saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, baseada em seis etapas pré-estabelecidas. A coleta de dados foi realizada nas bases SciELO, LILACS, Medline e Periódicos, utilizando descritores em inglês e português. Os critérios de inclusão foram: artigos de 2004 a 2020 em português, inglês e espanhol. Já os de exclusão foram: publicações pagas, incompletas, teses, dissertações, livros e duplicatas. Resultados: A Educação Permanente em Saúde possui seus fundamentos teóricos atrelados ao ensino-aprendizagem que até certo momento era apenas utilizado no contexto educacional. Destarte, essa construção permanente deve perpassar por diversos horizontes do conhecimento, ou seja, aquele de se refere ao teórico, oriundo das instituições de ensino e o conhecimento que experienciado e vivido cotidianamente pelas pessoas. Considerações finais: os principais problemas a serem superados para aplicabilidade da EPS são de ordem organizacional e estrutural. A saber menciona-se a alta demanda de paciente, deixando a equipe sobrecarregada e inviabilizada de alçar novos projetos; a aplicabilidade por parte da equipe inteira de profissionais, e não de maneira individualizada; a ausência ou ineficiência de aparato tecnológico, capaz de agilizar e viabilizar o atendimento de pacientes de acordo com a sua realidade vivida e social.
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