INDICADORES DE QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA HOSPITALAR
Paraules clau:
Indicadores, qualidade da assistência à saúde, urgência.Resum
Os Indicadores são instrumentos essenciais para uma assistência e gestão de qualidade, principalmente no setor de urgência onde existe um maior fluxo de pacientes. Seu emprego permite, além da avaliação, a documentação e o estabelecimento de prioridades nos serviços oferecidos. Objetivando avaliar quais os principais indicadores da qualidade da assistência nas urgências, optou-se pela elaboração de uma revisão integrativa da literatura, de caráter exploratório, ocorrida no período de julho a novembro de 2017. Realizou-se, então, o levantamento bibliográfico de portarias, resoluções, manuais do Ministério da Saúde e artigos científicos publicados nas bases de dados, SCIELO (Scientifc Electronic Library Online), Science Direct e PUBMED (Public Medline). Dos artigos encontrados, apenas 19 (dezenove) foram utilizados para a elaboração do trabalho. Nos resultados e discussões, contudo, somente seis destes foram usados juntamente com um manual do CQH (2014). Nesta análise, foram identificados 247 indicadores hospitalares. Destes, 121 poderiam ser aplicados na urgência hospitalar. Alguns deles, porém, foram citados por mais de um autor ou eram aplicados a urgências específicas, restando apenas 48 (quarenta e oito) indicadores de possível aplicabilidade nas urgências gerais. Segundo a tríade donabediana, aproximadamente, 14,6% deles correspondiam a indicadores de estrutura, 27,1% de resultado, e 58,3% de processo. Foi evidenciada, ainda, a pouca produtividade na literatura que abordasse o tema estudado, ressaltando-se, assim, a necessidade da realização de pesquisas relacionadas ao conteúdo explanado.Descàrregues
Referències
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