ESTRATÉGIAS DE AUTOCUIDADO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Resum
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um prejuízo do neurodesenvolvimento com comprometimento principalmente na comunicação, na interação social, intelectual, sensoriais e comportamentais, trazendo dificuldades ou impossibilidades de realizar suas atividades diárias,
implicando na sua autonomia, além de manifestar déficits de equilíbrios corporais, tropeçam e caem habitualmente. Objetivo: Verificar estratégias do autocuidado em criança com Transtorno do Espectro Autista. Métodos: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, com recorte temporal dos últimos 10 anos. Durante o intervalo de levantamento dos artigos na literatura, sucedeu-se uma busca nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), ScienceDirect, Biblioteca Nacional de Medicina e Institutos Nacionais de Saúde (PUBMED). Os critérios de inclusão foram artigos disponíveis na íntegra, nos idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: Os tipos de intervenção encontram-se amplamente na eficácia da tecnologia. As tecnologias incluem aplicativos móveis/tablets, robôs, jogos, testes computadorizados, vídeos de modelagem e realidade virtual é mais eficaz com esta população e medidas dependentes. Considerações finais: Desta forma, é possível concluir que as estratégias do autocuidado da criança com TEA identificadas nesta revisão é de dispositivos de alta tecnologia que se tornou uma grande aliada para o desenvolvimento da autonomia.
Descàrregues
Descàrregues
Publicades
Com citar
Número
Secció
Llicència
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a revista. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.