A DANÇA COMO PROPOSTA DE REABILITAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUSTISTA

Autores

  • Davi Santana Sousa Universidade Tiradentes
  • Jessica Santa Brígida da Silva Universidade Tiradentes
  • Laís Bispo Silva Universidade Tiradentes
  • Yasmin dos Santos Universidade Tiradentes
  • Licia Santos Santana Universidade Tiradentes

Resumo

Introdução: A aquisição motora da criança dá-se por uma organização de base que envolve a habilidade de usar e controlar os músculos estriados, responsáveis pela movimentação voluntária. Devido a uma patologia, transtorno, síndrome, pode haver um desvio nesse desenvolvimento e, por conseguinte, alterações funcionais. Um exemplo de tal patologia é o Transtorno do Espectro Autista (TEA) que reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. Objetivo: Este estudo tem o objetivo de analisar a influência da dança como intervenção terapêutica na reabilitação e/ou inclusão social de indivíduos com TEA. Métodos: O período da coleta de dados foi de março a abril de 2020. Os artigos foram selecionados inicialmente pela combinação dos descritores, usando o sufixo “and” (Dance Therapy and Autism Spectrum Disorder) totalizando 19 artigos. Após colocar o filtro para obtenção de artigos de 2015 a 2020, foram eliminados 6 artigos, sobrando 13 estudos. Desses foi feito a leitura minuciosa do título e resumo, eliminando 6, por não se enquadrar aos critérios de inclusão propostos, resultando uma amostra de 7 artigos. Resultados: Após análise crítica dos artigos foi observado que neste caso, a dança tem como finalidade atenuar patologias, prevenir o declínio cognitivo, coordenação, equilíbrio funcional, motor, intelectual e social. Os estudos ainda relatam que flexibilidade e a força, com relação as alterações musculoesqueléticas, são as maiores limitações das atividades de vida diária, e a altas incidências de quedas, por exemplo, e que a dança é uma atividade física que pode contribuir de forma significativa para a melhoria na disposição, força muscular, auto estima e autodeterminação. Levando em conta os benefícios da dança, na melhora da qualidade de vida, foi visto que a dança foi inserida ao setor da fisioterapia, como mais uma opção de sócio-físico-mental (Barboza, 2014; Tonon, Duim e Santos,2012). Conclusão: Por conseguinte, fica sabido que a fisioterapia através do lúdico da dança tem como finalidade abordar os indivíduos em vários aspectos deficitários ou não, aspecto sensorial, emocional, motor e de reeducação e estabilidade postural. Considerações Finais: É necessária a realização de mais estudos sobre o tema abordado para que possa encontrar maior respaldo científico de qual o melhor tratamento para essa síndrome.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davi Santana Sousa, Universidade Tiradentes

Graduando em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes (2016.1). Foi Monitor da disciplina Recursos Terapêuticos Manuais na Universidade Tiradentes, Aracaju, Se. Foi Monitor / Facilitador de Dança e Coreógrafo através do projeto federal Novo Mais Educação e do projeto local Talent's Night em Colégios e Escolas Municipais e Estaduais do município de Campo do Brito, SE. Foi Membro e Diretor de Atividades Práticas de Extensão e Comunicação da Liga Acadêmica de Fisioterapia em Saúde Pública (LAFS) e foi Membro do Grupo de Estudos em Coluna Vertebral e Terapia Manual (ECTM) do ITC Vertebral de Aracaju, Sergipe. Presidente da Liga de Estudos e Pesquisa em Práticas de Fisioterapia (LAPEFis). Presidente da Liga Acadêmica de Fisioterapia na Saúde da Criança (LAFISC). Membro da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO) e Participa da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia de Sergipe (ABENFISIO-SE). Presidente do Centro Acadêmico de Fisioterapia da Universidade Tiradentes - CAFisio Agonista (Gestão 2019.1 e 2019.2) - Presidente Interino no período de 2020.1 e 2020.2. Representante Nacional do Brasil na RED Latinoamericana de Estudiantes de Fisioterapia y Kinesiologia (RELEFYK), por meio da Executiva Nacional dos Estudantes de Fisioterapia (ENEFi). Mentor no Projeto Mentoria (UNIT/SE). Socorrista pelo Núcleo de Ensino em Saúde e Emergência de Sergipe (NESES) e formação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), sendo que todas as instituições seguem e mantém as normas, condutas e protocolos da American Heart Association (AHA). Escritor, com registro na Biblioteca Nacional, com experiência em poesia e dissertação. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia.

Jessica Santa Brígida da Silva, Universidade Tiradentes

Graduanda do curso de Fisioterapia pela Universidade Tiradentes (UNIT), desde 2016.

Laís Bispo Silva, Universidade Tiradentes

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes (UNIT). Pós- graduanda em Fisioterapia Dermatofuncional e Pós-graduanda em Fisioterapia pélvica com ênfase em Obstetrícia pelo Instituto especializado em saúde.

Yasmin dos Santos, Universidade Tiradentes

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes - UNIT.

Licia Santos Santana, Universidade Tiradentes

Possui graduação em FISIOTERAPIA pela Universidade Tiradentes - UNIT (2007), Título de Especialista pelo COFFITO (2016), Especialização (Pós-graduação Latu Senso) em Fisioterapia em Saúde da Mulher pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (2008), Doutora (2016) e Mestre (2011) pelo departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FMRP/USP e pós-doutoranda em fisioterapia (UNIT). Fez estágio no pré-parto e pós-parto do Centro de Referência para a Saúde da Mulher(Ribeirão Preto), aluna pesquisadora da Faculdade de medicina de Ribeirão Preto da USP. Trabalhou como professora temporária da disciplina dermatofuncional UFS (2012/2013). Docente do curso de fisioterapia e Estética e Cosmética da Universidade Tiradentes (UNIT). Membro do grupo de pesquisa Estudos Interdisciplinares em Neurociências e Biotecnologia (EINB/UNIT). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase nos seguintes temas: fisioterapia, dermatofuncional, estética, neonatologia, saúde da mulher, qualidade de vida, assoalho pélvico, neoplasias mamárias, sexualidade, pós-parto, trabalho de parto, parto e gestação. Membro e Conselheira Fiscal da Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher (ABRAFISM)., Membro da associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT), Participa da Associação Brasileira de Ensino de Fisioterapia de Sergipe (ABENFISIO-SE) e da Associação Brasileira de Dermatofuncional (ABRAFIDEF).

Downloads

Publicado

2021-10-19

Como Citar

Sousa, D. S., Santa Brígida da Silva, J., Bispo Silva, L., dos Santos, Y., & Santos Santana, L. (2021). A DANÇA COMO PROPOSTA DE REABILITAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUSTISTA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 7(1), 11–21. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/10006

Edição

Seção

Artigos