EFEITO DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA NA REGIÃO PARASACRAL NA BEXIGA HIPERATIVA

Autores

  • Davi Santana Sousa Universidade Tiradentes
  • Laís Bispo Silva Universidade Tiradentes
  • Licia Santos Santana Universidade Tiradentes

Resumo

Introdução: A bexiga hiperativa é um tipo de incontinência urinária e é definida como uma síndrome causada pelo mau funcionamento do trato urinário inferior que acomete cerca de 15% dos homens e 40% das mulheres. Pode ser causada por diversos fatores e tem como sintomas a noctúria e em alguns casos, urgência. Objetivo: este estudo busca analisar, através de um levantamento bibliográfico, o efeito da Estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) na região parasacral na bexiga hiperativa. Metodologia: o estudo trata-se de uma revisão de literatura que tem como finalidade analisar artigos anteriores que comprovem a eficácia da intervenção e ajude no desenvolvimento da pesquisa que para ser efetuada, foi analisado seis artigos, a partir dos critérios de inclusão, entre os anos de 2015 e 2020, nas bases de dados: PubMed, Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs). Resultados e Discussão: Para uma melhor análise dos artigos, foi elaborada uma tabela contendo as informações sobre autor/ano, título, objetivos, metodologia, resultados e conclusão para melhor entendimento do estudo. A partir disso, foi possível notar que geralmente o TENS traz resultados bons no tratamento da bexiga hiperativa quando não houver patologias associadas, for usada acima de vinte sessões e a depender dos parâmetros usados no aparelho. Conclusão: Conclui-se que o uso do TENS para essa síndrome tende a ser a melhor intervenção uma vez que não leva a efeitos colaterais, podendo ser associado a outros tipos de tratamento, como a terapia comportamental, para melhores obtenções de resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davi Santana Sousa, Universidade Tiradentes

Graduando em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes (2016.1). Foi Monitor da disciplina Recursos Terapêuticos Manuais na Universidade Tiradentes, Aracaju, Se. Foi Monitor / Facilitador de Dança e Coreógrafo através do projeto federal Novo Mais Educação e do projeto local Talent's Night em Colégios e Escolas Municipais e Estaduais do município de Campo do Brito, SE. Foi Membro e Diretor de Atividades Práticas de Extensão e Comunicação da Liga Acadêmica de Fisioterapia em Saúde Pública (LAFS) e foi Membro do Grupo de Estudos em Coluna Vertebral e Terapia Manual (ECTM) do ITC Vertebral de Aracaju, Sergipe. Presidente da Liga de Estudos e Pesquisa em Práticas de Fisioterapia (LAPEFis). Presidente da Liga Acadêmica de Fisioterapia na Saúde da Criança (LAFISC). Membro da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO) e Participa da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia de Sergipe (ABENFISIO-SE). Presidente do Centro Acadêmico de Fisioterapia da Universidade Tiradentes - CAFisio Agonista (Gestão 2019.1 e 2019.2) - Presidente Interino no período de 2020.1 e 2020.2. Representante Nacional do Brasil na RED Latinoamericana de Estudiantes de Fisioterapia y Kinesiologia (RELEFYK), por meio da Executiva Nacional dos Estudantes de Fisioterapia (ENEFi). Mentor no Projeto Mentoria (UNIT/SE). Socorrista pelo Núcleo de Ensino em Saúde e Emergência de Sergipe (NESES) e formação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), sendo que todas as instituições seguem e mantém as normas, condutas e protocolos da American Heart Association (AHA). Escritor, com registro na Biblioteca Nacional, com experiência em poesia e dissertação. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia.

Laís Bispo Silva, Universidade Tiradentes

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes (UNIT). Fundadora e vice-presidente da Liga Acadêmica de Dermatofuncional (LAFDEF) e Integrante da Comissão de Ética do Centro Acadêmico do curso de Fisioterapia, Aracaju- Sergipe. Pós- graduanda em Fisioterapia Dermatofuncional e Pós-graduanda em Fisioterapia pélvica com ênfase em Obstetrícia pelo Instituto especializado em saúde. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia.

Licia Santos Santana, Universidade Tiradentes

Possui graduação em FISIOTERAPIA pela Universidade Tiradentes - UNIT (2007), Título de Especialista pelo COFFITO (2016), Especialização (Pós-graduação Latu Senso) em Fisioterapia em Saúde da Mulher pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (2008), Doutora (2016) e Mestre (2011) pelo departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FMRP/USP e pós-doutoranda em fisioterapia (UNIT). Fez estágio no pré-parto e pós-parto do Centro de Referência para a Saúde da Mulher(Ribeirão Preto), aluna pesquisadora da Faculdade de medicina de Ribeirão Preto da USP. Trabalhou como professora temporária da disciplina dermatofuncional UFS (2012/2013). Docente do curso de fisioterapia e Estética e Cosmética da Universidade Tiradentes (UNIT). Membro do grupo de pesquisa Estudos Interdisciplinares em Neurociências e Biotecnologia (EINB/UNIT). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase nos seguintes temas: fisioterapia, dermatofuncional, estética, neonatologia, saúde da mulher, qualidade de vida, assoalho pélvico, neoplasias mamárias, sexualidade, pós-parto, trabalho de parto, parto e gestação. Membro e Conselheira Fiscal da Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher (ABRAFISM)., Membro da associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT), Participa da Associação Brasileira de Ensino de Fisioterapia de Sergipe (ABENFISIO-SE) e da Associação Brasileira de Dermatofuncional (ABRAFIDEF)

Downloads

Publicado

2021-04-06

Como Citar

Sousa, D. S., Silva, L. B., & Santana, L. S. (2021). EFEITO DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA NA REGIÃO PARASACRAL NA BEXIGA HIPERATIVA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 6(3), 23. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/9690

Edição

Seção

Artigos