GESTÃO SUSTENTÁVEL DO INDICADOR DE QUALIDADE CONCEITO ENADE PARA MELHORIA DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR - IES

Autores

  • Evandro Duarte de Sá

Resumo

O presente estudo situa-se em um contexto político, social e educacional em que se percebe
a necessidade de que se constitua outro olhar sobre a prática docente, ao considerar
a necessidade de gestão de indicadores de qualidade nos espaços formativos de instituições
de ensino superior. Neste sentido, tematiza-se a gestão de processos para a obtenção
de conceitos satisfatórios no indicador de qualidade da educação superior denominado
Conceito Enade, tendo em vista a oferta de uma formação profissional voltada para a efetividade
a que se propõe. Elaborou-se um recorte de estudo para que se pudesse configurar
a gestão da prática docente, buscando apresentar elementos referenciais para a atuação
intraempreendedora do docente do ensino superior frente aos desafios a que se impõem
para a obtenção de resultados satisfatórios no indicador de qualidade Conceito Enade, que
reflete os conhecimentos adquiridos pelos estudantes por ocasião do processo formativo
de que participam. A gestão do Conceito Enade pelos docentes reforça o compromisso do
professor para com a qualidade do ensino superior brasileiro.

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Publicado

2015-06-03

Como Citar

Sá, E. D. de. (2015). GESTÃO SUSTENTÁVEL DO INDICADOR DE QUALIDADE CONCEITO ENADE PARA MELHORIA DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR - IES. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - PERNAMBUCO, 2(1), 75–87. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/unithumanas/article/view/2937

Edição

Seção

Artigos