O papel do enfermeiro no pré-natal realizado no Programa de Saúde da Família – PSF

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2013v2n1p83-94

Autores

  • Brígida Cabral Souza Universidade Tiradentes
  • Amanda Rafaela Cruz Bernardo Enfermeira e especialista em Enfermagem ginecológica e obstetrícia pela Universidade Tiradentes – UNIT, Aracaju, SE, Brasil.
  • Licia Santos Santana Doutoranda do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Mestre em Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Especialista em Saúde da Mulher pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e Fisioterapeuta pela Universidade Tiradentes (UNIT). Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Palavras-chave:

programa de saúde da família, enfermagem, pré-natal

Publicado

2013-10-17

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Este trabalho tem como escopo a análise do papel do enfermeiro na assistência pré-natal realizada na esfera do Programa de Saúde da Família – PSF. Na consecução do objetivo principal, descreve-se a evolução histórica do PSF e das politicas de atenção à saúde da mulher, bem como da relação do profissional da enfermagem com o PSF, especificamente com a realização do pré-natal. O exame do tema tem por base a pesquisa bibliográfica e documental que foi realizada mediante artigos, tendo como métodos de abordagem inicial e final o dedutivo e o qualitativo, respectivamente. Outrossim, o estudo realizado, concentrado na implementação do Programada de Saúde da Família, no desenvolvimento das politicas de atenção à saúde da mulher e, principalmente, na realização do pré-natal pelos profissionais da enfermagem, demonstra a evolução deste profissional, numa perspectiva que lhe garantia maior autonomia.

Biografia do Autor

Brígida Cabral Souza, Universidade Tiradentes

Enfermeira e especialista em Enfermagem ginecológica e obstetrícia pela Universidade Tiradentes – UNIT, Aracaju, SE, Brasil.

Amanda Rafaela Cruz Bernardo, Enfermeira e especialista em Enfermagem ginecológica e obstetrícia pela Universidade Tiradentes – UNIT, Aracaju, SE, Brasil.

Enfermagem ginecológica e obstetrícia pela Universidade Tiradentes – UNIT

Licia Santos Santana, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Mestre em Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Especialista em Saúde da Mulher pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e Fisioterapeuta pela Universidade Tiradentes (UNIT). Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Mestre em Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Especialista em Saúde da Mulher pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e Fisioterapeuta pela Universidade Tiradentes (UNIT). Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Como Citar

Souza, B. C., Bernardo, A. R. C., & Santana, L. S. (2013). O papel do enfermeiro no pré-natal realizado no Programa de Saúde da Família – PSF. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 2(1), 83–94. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2013v2n1p83-94