MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE CIRURGIA FETAL NA HÉRNIA DIAFRAGMÁTICA CONGÊNITA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2019v8n1p69-80

Autores

  • Thalles Andrade Torres Centro Universitário de Patos UNIFIP
  • Ilana Andrade Santos do Egypto Centro Universitário de Patos UNIFIP
  • Milena Nunes Alves de Sousa Centro Universitário de Patos UNIFIP e Faculdade Vale do Pajeú http://orcid.org/0000-0001-8327-9147

Palavras-chave:

Cirurgia, Feto, Hérnia diafragmática congênita

Publicado

2019-12-10

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

A hérnia diafragmática congênita é o resultado da saída das vísceras abdominais em direção ao tórax, em que há comprometimento do desenvolvimento dos pulmões fetais. A cirurgia fetal tem a função de corrigir este defeito anatômico ainda na vida intrauterina. Diante disto, propôs-se mapear as publicações científicas sobre cirurgia fetal para o tratamento da hérnia diafragmática congênita e reconhecer os benefícios e malefícios do tratamento cirúrgico. O método bibliométrico foi o elegível. A delimitação temporal do estudo contemplou o período de 2009 a 2019. A coleta de dados foi realizada entre os meses de fevereiro a maio de 2019 e a busca foi processada na plataforma do PUBMED e na Biblioteca Virtual de Saúde. A amostra final constitui-se de 14 manuscritos. A média de produtividade foi de 1,4 artigos por ano, com 100% de publicações em inglês, sendo a sua maioria publicada em 2013, por médicos e em 7 periódicos. Em relação à distribuição geográfica, as maiores produções pertenceram igualmente aos Estados Unidos e Bélgica. Por fim, a maioria das pesquisas destacou a importância da cirurgia para a sobrevivência dos fetos com hérnia diafragmática congênita.

Biografia do Autor

Thalles Andrade Torres, Centro Universitário de Patos UNIFIP

Estudante de Medicina no Centro Universitário de Patos UNIFIP, Patos-PB, Brasil.

Ilana Andrade Santos do Egypto, Centro Universitário de Patos UNIFIP

Médica. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Católica de Santos, Santos-SP. Docente no Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos UNIFIP, Patos-PB, Brasil.

Milena Nunes Alves de Sousa, Centro Universitário de Patos UNIFIP e Faculdade Vale do Pajeú

Turismóloga, Administradora e Enfermeira. Doutora e Pós-Doutora em Promoção de Saúde. Docente no Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos UNIFIP, Patos-PB e Faculdade Vale do Pajeú, São José do Egito-PE, Brasil.

Como Citar

Torres, T. A., Egypto, I. A. S. do, & Sousa, M. N. A. de. (2019). MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE CIRURGIA FETAL NA HÉRNIA DIAFRAGMÁTICA CONGÊNITA. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 8(1), 69–80. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2019v8n1p69-80