AVALIAÇÃO PARASITOLÓGICA DO SOLO EM PRAÇAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE JEREMOABO, BA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2019v7n2p%25p

Autores

  • Camila Dantas Carvalho UniAges-CENTRO UNIVERSITÁRIO
  • Erika Santos Barbosa UniAges-CENTRO UNIVERSITÁRIO
  • Ana Angélica Carvalho Dória Santa Rosa UniAges-CENTRO UNIVERSITÁRIO

Palavras-chave:

Zoonoses, praças públicas, animais errantes.

Publicado

2019-02-28

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

As doenças parasitárias acometem grande parcela da população mundial, especialmente crianças em países em desenvolvimento. Diante desta realidade o presente estudo teve como objetivo geral realizar análise parasitológica do solo das praças públicas de Jeremoabo, BA. Para isso, foi realizada pesquisa em quatro praças da cidade, sendo o principal critério de inclusão das praças a presença de caixas de areia. Durante as coletas foram observadas as características climáticas (umidade, temperatura, ventos e presença ou ausência de chuva). Foram selecionados dez pontos de coleta de solo em cada praça e realizadas coletas mensais entre junho e outubro de 2017. Os métodos empregados nas análises do solo foi o de sedimentação espontânea e os de concentração de Rugai e de Willis. Os resultados apontaram que todas as quatro praças apresentaram positividade para algum tipo de parasita. Os parasitas e as formas parasitárias com potencial zoonótico encontrados foram: ovos de Toxocara spp., ancilostomideos, oxiurideos e Trichuris spp, e larvas de Strongyloides spp. O geohelminto mais abundante foi o Toxocara spp. representando 57,8% (100/173) das ocorrências, seguido de ancilostomideos com 35,3% (61/173). As causas de contaminação das praças estão associadas com as condições físicas, ambientais e sanitárias destes lugares, desta forma, fatores como a presença de cercas, umidade, solo arenoso, temperatura adequada, educação em saúde, rotatividade, entre outras, estão relacionadas com a positividade para geohelmintos nestes espaços públicos. Há a necessidade de conscientização dos usuários da praça em relação ao potencial zoonótico das fezes de animais presente em ambientes públicos e próximos a locais de diversão das crianças.

Biografia do Autor

Camila Dantas Carvalho, UniAges-CENTRO UNIVERSITÁRIO

Formada em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (Unit), Mestre em Saúde e Ambiente (Unit) e doutora em Biologia Animal (Unicamp). Possui experiência em pesquisas parasitarias de importância médica e veterinária. Atualmente alocada na UniAges onde seciona aulas para os cursos de Ciências Biológicas, Farmácia, Engenharia Agronômica e Enfermagem.

Erika Santos Barbosa, UniAges-CENTRO UNIVERSITÁRIO

Formada em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UniAGES)

Ana Angélica Carvalho Dória Santa Rosa, UniAges-CENTRO UNIVERSITÁRIO

Formada em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (Unit), Mestre em Saúde e Ambiente (Unit)

Como Citar

Carvalho, C. D., Barbosa, E. S., & Rosa, A. A. C. D. S. (2019). AVALIAÇÃO PARASITOLÓGICA DO SOLO EM PRAÇAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE JEREMOABO, BA. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 7(2). https://doi.org/10.17564/2316-3798.2019v7n2p%p