INCIDÊNCIA DE MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS EM RECÉM-NASCIDOS EM MATERNIDADE PÚBLICA DA CAPITAL DE ALAGOAS, BRASIL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2018v6n3p103-114

Autores

  • Anacássia Fonseca de Lima Centro Universitário Tiradentes
  • Thayse Andreia Canuto da Silva Rocha Centro Universitário Tiradentes
  • Katiane Silva Santos Centro Universitário Tiradentes
  • André Fernando de Oliveira Fermoseli Centro Universitário Tiradentes
  • Sabrina Gomes de Oliveira Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Frequência, Malformação, Recém-Nascido.

Publicado

2018-06-26

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

As anomalias congênitas são caraterizadas por um defeito do material genético materno ou paterno, resultando na maioria dos casos em falhas no processo de desenvolvimento do embrião, esses tipos de abnormidade é umas das principais causas de mortalidade infantil, no Brasil e no mundo. O presente trabalho tem por objetivo verificar a incidência de recém-nascidos com doenças congênitas entre os anos de 2015 a 2016, em uma maternidade pública de Maceió – AL. Trata-se de um levantamento retrospectivo a partir da coleta de dados secundários, prontuários impressos arquivados em pastas disponíveis no serviço de arquivos médicos (SAME) da maternidade pública localizada na cidade de Maceió no estado de Alagoas, referentes à incidência de recém-nascidos com patologias congênitas na mesma entidade. Dentre os 2092 prontuários que compuseram o estudo foram analisados 163 casos de malformações congênitas - representando 7,7% do total de nascimentos analisados. Dos 163 casos, 39 ocorreram no ano de 2015 correspondendo a uma frequência de 4,8% do total de nascimentos correspondentes ao ano de 2015, em 2016 foram 124 casos com uma frequência de 9,6% do total de nascimentos no ano 2016. A nomenclatura utilizada nas descrições dos tipos de abnormidades não foi padronizada, apresentando termos imprecisos e não mais utilizados, isso dificultou a análise dos dados, tornando-se essencial a padronização da nomenclatura empregada. É necessário aprofundar os conhecimentos sobre as malformações congênitas na busca de possíveis causas e fatores de risco a elas associadas, visando a implementação de políticas públicas.

Biografia do Autor

Anacássia Fonseca de Lima, Centro Universitário Tiradentes

Possui graduação em biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), pós graduação em Biologia molecular pela Universidade Estadual de Pernambuco (2010) e mestrado em Patologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professora adjunta I do Centro Universitário Tiradentes e professora da pós graduação em urgência do Centro Universitário Tiradentes. Foi coordenadora das pós graduações em Microbiologia Clínica, Citologia Clínica e Hematologia e Hemoterapia da UNIT e professora titular II do Centro Universitário CESMAC. Tem experiência na área de Microbiologia, Parasitologia, Imunologia, Histologia e Patologia, com ênfase na docência.

André Fernando de Oliveira Fermoseli, Centro Universitário Tiradentes

Possuo graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) concluído em 2003. Mestrado e Doutorado realizado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FCLRP/USP pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências na área de Psicobiologia de concluído em 2010 com a tese titulada ?Comportamento social e resposta hormonal: hierarquia e estresse em um grupo de bugios-pretos (Alouatta caraya) de uma ilha de mata urbana em Ribeirão Preto/SP". Experiência em pesquisas quantitativas nas áreas de Análise do Comportamento/ Psicobiologia com foco nos fatores ambientais e contingenciais que facilitam/ dificultam o processo de ensino-aprendizagem e nas (co) relações existentes entre fatores sócioeconômicos e contextuais e a ocorrência de sintomatologia de transtornos psiquiátricos através do uso de escalas validadas. Atualmente, professor titular II do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL) do curso de Psicologia, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Atuo junto a assessoria pedagógica na capacitação de professores para aplicação de Metodologias Ativas de Ensino na mesma instituição. Tenho experiência em Sistemas Eletrônicos de Edição de Revistas (SEER).

Sabrina Gomes de Oliveira, Centro Universitário Tiradentes

1994), mestrado em Mestrado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Doutorado/ Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor titular II do Centro Universitário Tiradentes - UNIT -AL. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em inflamação.

Como Citar

Lima, A. F. de, Rocha, T. A. C. da S., Santos, K. S., Fermoseli, A. F. de O., & Oliveira, S. G. de. (2018). INCIDÊNCIA DE MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS EM RECÉM-NASCIDOS EM MATERNIDADE PÚBLICA DA CAPITAL DE ALAGOAS, BRASIL. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 6(3), 103–114. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2018v6n3p103-114