Material de Referência Certificado para Quantificação de DNA: importância forense

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2013v1n2p53-59

Autores

  • Rodrigo Grazinoli Garrido Instituto de Pesquisa e Perícias em Genética Forense/DGPTC/PCERJ
  • Rodrigo Soares de Moura Neto

Palavras-chave:

Material de Referência Certificado, Reação em Cadeia da Polimerase, Metrologia Forense

Publicado

2013-02-16

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

A qualidade nas medições é uma exigência social, de forma que os produtos da Ciência Forense não ficarão de fora desta demanda. Especificamente nas técnicas utilizadas atualmente na Genética Forense, a correta quantificação do DNA é essencial, pois as amostras, em geral são exíguas, deterioradas ou contaminadas com inibidores de PCR. Assim, trabalhar com concentrações desconhecidas, ou não confiáveis, pode acarretar em não obtenção de resultados ou em resultados duvidosos. Para evitar tais problemas, a produção de um Material de Referência Certificado (MRC) nacional para quantificação de DNA faz-se inadiável. Os caminhos para sua obtenção são apresentados neste trabalho.

 

Biografia do Autor

Rodrigo Grazinoli Garrido, Instituto de Pesquisa e Perícias em Genética Forense/DGPTC/PCERJ

Biomédico (UNIRIO-1999), especialista em Análises Clínicas (UNIGRANRIO-2002) e em Bioética (UFLA- 2005), mestre em Ciências Farmacêuticas (UFRJ-2001) e doutor em Ciências (UFRRJ-2007). Realizou diversos cursos de aperfeiçoamento em Bioética, Criminalística e Genética Forense. Concluiu estágio de Pós-doutoramento no departamento de Genética da UFRJ. Atua como Perito Criminal do IPPGF-PCERJ, onde é Diretor. É Professor de Graduação e Pós-graduação e em Cursos de Formação de Profissionais de Segurança, como: Policiais Civis (Perito Criminal, Delegado, Comissário, Inspetor de Polícia); Oficiais da Polícia Militar; Oficiais e Sargentos do Exército Brasileiro; Guardas Municipais. Participou do Grupo de Pesquisa na área de Metrologia Forense no INMETRO. É autor de trabalhos científicos e de divulgação, além de livros na área da Ciência Forense. Em sua atuação profissional, tem sido convidado para entrevistas e proferido palestras e cursos.

Como Citar

Garrido, R. G., & de Moura Neto, R. S. (2013). Material de Referência Certificado para Quantificação de DNA: importância forense. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 1(2), 53–59. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2013v1n2p53-59