CARACTERIZAÇÃO DA MARCHA DO IDOSO COM LOMBALGIA E SUA RELAÇÃO COM RISCO DE QUEDA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2018v6n2p33-42

Autores

  • Mateus Dias Antunes Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR http://orcid.org/0000-0002-2325-2548
  • Taynara Fernanda Cardoso Barbosa Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR
  • Dayele Cruz da Silva Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR
  • Tânia Maria Gomes da Silva Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR
  • Flavio Bortolozzi Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR
  • Sonia Maria Marques Gomes Bertolini Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR

Palavras-chave:

Dor Lombar, Envelhecimento, Equilíbrio Postural, Promoção da Saúde

Publicado

2018-03-02

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo, caracterizado por alterações morfológicas, bioquímicas e funcionais do organismo. Este se altera progressivamente, tornando-se mais susceptível a acometimentos intrínsecos e extrínsecos, entre eles o risco de quedas. A prevalência de quedas em idosos pode levar a diversas consequências, entre elas a diminuição do entusiasmo e do bem-estar, impactando negativamente a qualidade de vida. Este estudo objetivou caracterizar a marcha do idoso com lombalgia e relacioná-la com o risco de quedas. A amostra foi constituída por 30 mulheres idosas, com idade igual ou superior a 60 anos. Através da análise de passos demarcados no solo foram avaliados o tempo e a velocidade da marcha, o comprimento do passo e da passada, bem como a cadência da mesma. Para avaliação do risco utilizou-se o questionário Fall Risk Score de Dowton. Na avaliação da cadência (112,13 passos/min), observou-se valores inferiores aos descritos pela literatura. Nos resultados obtidos verificou-se que, embora a lombalgia não apresente forte relação com o risco de quedas, leva à limitação física dos idosos e compromete a qualidade de vida. .

Biografia do Autor

Mateus Dias Antunes, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Maringá (2015). Mestrado em andamento em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário de Maringá (Bolsista CAPES) e Especialização em andamento em Exercício Físico e Reabilitação do Idoso pela Faculdade Metropolitana de Maringá. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Promoção da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Idoso, Promoção da Saúde, Atividade Física e Envelhecimento. Atua como revisor dos seguintes periódicos: Periódico: Archives of Gerontology and Geriatrics Periódico: Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia Periódico: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento Periódico: Fisioterapia em Movimento Periódico: Fisioterapia Brasil Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde Periódico: Revista Saúde e Pesquisa Periódico: Revista Inspirar Periódico: Conexão ciência (Online) Periódico: Saúde (Santa Maria) Periódico: Revista de Atenção a Saúde Periódico: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Impresso) Periódico: Educação Física em Revista (Brasília) Periódico: Barbarói (UNISC) Periódico: Investigação (UNIFRAN)

Taynara Fernanda Cardoso Barbosa, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR

Graduanda em Fisioterapia, Centro Universitário de Maringá, PR. Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Unicesumar (PROBIC).

Dayele Cruz da Silva, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR

Graduanda em Fisioterapia, Centro Universitário de Maringá, PR.

Tânia Maria Gomes da Silva, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR

Possui graduação em História (FAFIMAN), Mestrado (UEM), Doutorado e pós-doutorado em História (UFPR). Atua como professora dos cursos de Mestrado em Promoção da Saúde e Tecnologias Limpas da Unicesumar. Bolsista do Programa Produtividade em Pesquisa (ICETI/Unicesumar). Tem pesquisas na área de famílias das camadas populares, gênero, feminismo, violência social, oralidade e memória. Co-fundadora da Comunidade Social Cristã Beneficente, entidade sem fins lucrativos que atende famílias das camadas populares de Mandaguari, com projetos culturais. É apresentadora do Programa Radiofônico A hora do Encontro, que discute literatura infantil e pesquisas nas áreas de saúde e meio-ambiente.

Flavio Bortolozzi, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR

Graduado em Matemática em 1976 e em Engenharia Civil em 1981 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutorado em Engenharia de Computação pela Université de Technologie de Compiègne - França em 1991. Aposentado pela UTFPr. Pró-Reitor Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e professor do UniCesumar. Foi Diretor do Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e Agrárias do CESUMAR. Pesquisador colaborador da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Diretor da BDF Consultoria Científica e Educacional. Membro do Conselho Curador da FUNADESP. Consultor: do Ministério da Educação - INEP; do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, etc... Pesquisador do Instituto de Cesumar de Ciências, Tecnológicas e Inovação - ICETI. Colaborador da Association for Computing Machinery - ACM. Colaborador do Institute of Electrical and Electronics Engineers, Inc.-IEEE. Tem experiência nas áreas de: computação, com ênfase em Análise e Reconhecimento de Imagens e Visão Computacional, atuando com pesquisas nas área de Document Analysis, HMM, Pattern Recognition, Handwritten e Bank Checks; Tecnologias educacionais; Tecnologias em saúde; Promoção da Saúde; Gestão do Conhecimento. Coordenador e professor do Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações no UniCesumar. Professor do Mestrado em Promoção da Saúde no UniCesumar. Em 2015, professor visitante Sênior no PPGIA/PUCPR.

Sonia Maria Marques Gomes Bertolini, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Educação Física de Líns (1983), mestrado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é associado colaborador do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação , professor titular do Centro Universitário de Maringá e professor associado da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em promoção da saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: idoso, promoção da saúde, atividade física, envelhecimento e postura.

Como Citar

Antunes, M. D., Barbosa, T. F. C., Silva, D. C. da, Silva, T. M. G. da, Bortolozzi, F., & Bertolini, S. M. M. G. (2018). CARACTERIZAÇÃO DA MARCHA DO IDOSO COM LOMBALGIA E SUA RELAÇÃO COM RISCO DE QUEDA. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 6(2), 33–42. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2018v6n2p33-42