MOLUSCOS HOSPEDEIROS INTERMEDIÁRIOS DE TREMATÓDEOS EM LAGOA URBANA DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS, SP

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2017v6n1p75-82

Autores

  • Tarsila Ferraz Frezza Instituto Federal de São Paulo, Campus Avaré, Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Avaré-SP; Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Animal, Campinas-SP. Email:
  • Rubens Riscala Madi Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente, Universidade Tiradentes, Aracaju-SE.
  • Crislaine Rodrigues da Silveira Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Animal, Campinas-SP. Email:
  • Marcela Chenfel dos Anjos Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Animal, Campinas-SP. Email:
  • Silmara Marques Allegretti Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Animal, Campinas-SP.

Palavras-chave:

Moluscos, Trematoda, Cercárias, Lagoa Urbana

Publicado

2017-10-14

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Os trematódeos são helmintos que parasitam todas as classes de vertebrados e utilizam moluscos como hospedeiros intermediários. Esses parasitas apresentam fases aquáticas sendo possível encontrá-los em coleções de água-doce. Este trabalho teve por objetivo determinar as espécies de moluscos que atuam como hospedeiros intermediários de trematódeos em uma lagoa urbana no município de Campinas-SP. Foram realizadas coletas mensais entre maio e setembro de 2008, por meio de arrasto vertical do lodo, com auxílio de concha de captura em cinco pontos localizados na região central e margem da lagoa Chico Mendes. Foram coletados moluscos de quatro Gêneros: os Bivalves Corbicula sp. (Corbiculiidae) e Anodonta sp. (Mycetopodidae), e os Gastropodas Lymnaea sp. (Lymnaeidae) e Pomacea sp. (Ampullariidae). Apenas os gêneros Lymnaea sp. e Pomacea sp. apresentaram resultado positivo para a eliminação de cercárias dos tipos equinóstoma e anfístoma, respectivamente. O conhecimento dos ciclos biológicos de variadas espécies de parasitas fornece subsídios para estudos mais aprofundados de controle de doenças ou das interações ecológicas na utilização de parasitas como indicadores ambientais.

Como Citar

Frezza, T. F., Madi, R. R., Silveira, C. R. da, Anjos, M. C. dos, & Allegretti, S. M. (2017). MOLUSCOS HOSPEDEIROS INTERMEDIÁRIOS DE TREMATÓDEOS EM LAGOA URBANA DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS, SP. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 6(1), 75–82. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2017v6n1p75-82