A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS PREVENTIVOS NAS EDIFICAÇÕES MULTIFAMILIARES

Autores

  • Bruna Araujo Souza Engenheira de Petróleo – Prestadora de serviço para Petrobras na Unidade de Operações Sergipe e Alagoas; Tecnóloga em petróleo e gás.

Palavras-chave:

Sistemas Preventivos. Edificações. Multifamiliares. SCI e Incêndios.

Resumo

Este artigo apresenta como tema central o uso dos sistemas preventivos nas edificações multifamiliares, com enfoque principal na preservação da vida humana e a proteção dos bens materiais. A segurança contra incêndios, apesar de ser considerada de fundamental importância nas construções e projetos, sua exigência é somente tratada como um item de atendimento burocrático à regulamentação junto ao Corpo de Bombeiros ou da Prefeitura Local. Logo, buscando evidenciar boas práticas e entender os fatores que influenciam a severidade do incêndio e a segurança das vidas e do patrimônio, este artigo descreve medidas mitigadoras, equipamentos preventivos e ações que podem ser desenvolvidas em uma situação de sinistro. O objetivo principal da pesquisa é evidenciar a importância do sistema preventivo funcional nas edificações multifamiliares, rigorosamente amparado pelas normas e padrões técnicos, salientando os pontos fundamentais que integram os sistemas de proteção ativa e passiva em projetos de prevenção e combate a incêndio e pânico. Esse tema justifica-se pelo grande valor agregado para sociedade, visto que o desenvolvimento das cidades tem se dado de forma desordenada, rápida e verticalizada, a conscientização e regularização da segurança das edificações e entorno são essenciais para o bem-estar de todos. A metodologia utilizada foi pesquisa do tipo descritiva de revisão bibliográfica utilizando fontes digitais, como livros, artigos, normas técnicas e apostilas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

Souza, B. A. (2019). A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS PREVENTIVOS NAS EDIFICAÇÕES MULTIFAMILIARES. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 5(1), 93. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/7092

Edição

Seção

Artigos