RECRUTAMENTO E SELEÇÃO ESTRATÉGICOS: PROCESSOS TRADICIONAIS E A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS

Márcia Gomes dos Santos, Rodrigo Cesar Reis de Oliveira, Wanusa Campos Centurión

Resumo


O presente artigo tem como pauta os processos de recrutamento e seleção de colaboradores, visando apresentar a perspectiva estratégica dessas práticas, que são de extrema importância para as empresas, podendo influenciar nos resultados das organizações tanto positiva, quanto negativamente. Assim, o presente artigo tem como objetivo central analisar técnicas estratégicas de recrutamento e seleção de pessoas, com a perspectiva de possibilitar à contratação de colaboradores capacitados, alinhados às necessidades da empresa. Para tanto, foi utilizado como metodologia o levantamento bibliográfico e levantamento de campo do tipo Survey. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, a coleta de dados se deu mediante o questionário e foi complementado por entrevista que possibilitou uma abordagem quanti-qualitativa. Desse modo, foi possível verificar na pesquisa que boa parte das empresas não estão desenvolvendo processos formais de recrutamento e seleção, mas consideram significativo um bom planejamento para essa prática e os métodos de recrutamento que privilegiam o uso de novas tecnologias começaram a ser mais utilizados e aceitos. Levando-se em consideração esses aspectos, o sucesso da empresa começa quando ela consegue encontrar e selecionar talentos para que possam somar para o sucesso organizacional, é um processo importante e necessita ser realizado por profissional qualificado, que garanta maior eficiência e eficácia ao resultado.

Palavras-chave


Recrutamento; Seleção; Gestão de Pessoas; Redes Sociais.

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